[ad_1]
Paralisação foi convocada por três centrais sindicais e associações de classe, que rejeitaram o aumento salarial de 12% para empregados da companhia aérea Aerolíneas Argentinas e para a empresa de operações Intercargo. Aviões da Gol e da Latam em Congonhas, São Paulo.
Montagem/g1
A Gol Linhas Aéreas e a Latam Airlines cancelaram os voos desta quarta-feira (28) de e para Buenos Aires em virtude de uma greve de funcionários do setor aéreo na Argentina.
A paralisação foi convocada por três centrais sindicais e associações de classe, que rejeitaram o aumento salarial de 12% para empregados da companhia aérea Aerolíneas Argentinas e para a empresa de operações Intercargo.
Segundo o jornal La Nación, a parada pode afetar 45 mil passageiros no Aeroporto Internacional Jorge Newbery e outros 30 mil no Aeroporto Internacional de Ezeiza. A Aerolineas Argentinas disse ao jornal que nenhum voo será afetado e que procuram chegar a um acordo com os sindicatos.
Veja o que dizem as companhias aéreas:
➡️O QUE DIZ A LATAM: Em nota, a empresa informa que, devido à confirmação da greve da Intercargo para o dia 28 de fevereiro, a companhia cancelou suas operações de e para a Argentina para essa data.
“A Intercargo é uma empresa estatal que presta serviços de rampa na Argentina, responsável pela transferência de passageiros e suas bagagens das estações das companhias aéreas para as aeronaves e vice-versa, entre outras tarefas”, diz.
A empresa diz que há dois caminhos aos passageiros afetados, disponíveis pelo menu Minhas Viagens:
Alterações de data/voo: Todos os passageiros que desejarem alterar a data/voo sem custo (podendo ser ida e volta simultaneamente) podem fazê-lo para até 1 ano a partir do primeiro voo, respeitando a origem e o destino do itinerário.
Reembolsos: os reembolsos se aplicam sem ônus e para todos os cupons de bilhetes não utilizados.
➡️O QUE DIZ A GOL: Em nota, a empresa informa que cancelou todos os seus voos com destino ou origem na Argentina nesta quarta-feira, 28 de fevereiro. A ação se deve à greve anunciada para esta data pela Intercargo, responsável pela infraestrutura em terra nos aeroportos argentinos.
“A paralisação afetará a operação aeroportuária nas cidades em que a Companhia tem voos agendados para esta data (Buenos Aires – AEP e EZE, Córdoba-COR e Rosário-ROS), impossibilitando a realização das operações”, diz a Gol.
Alterações de data/voo: todos os clientes terão seus voos remarcados para outras datas e poderão realizar a alteração sem custos, de acordo com a vontade de cada passageiro. “Clientes com bilhetes marcados para esta data estão recebendo comunicação via e-mail e SMS, de acordo com os dados informados no ato da compra, já podendo realizar a autogestão de seus bilhetes nos Canais Digitais da GOL”, diz a empresa.
Para atender os clientes afetados, a Gol também criou operações extras para o dia 29 de fevereiro:
Em caso de dúvidas, o Cliente pode entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo 0300 115 2121.
Para compras com milhas, o Cliente deve procurar diretamente a Smiles pelo telefone 0300 115 7001 (Smiles ou Prata), ou 0300 115 7007 (Ouro Diamante).
Para clientes na Argentina, o número de contato é o +55 11 3471 2973, com atendimento em espanhol das 8h às 20h.
Clientes que adquiriram bilhetes por agências de viagem devem procurar diretamente seus representantes.
Companhias aéreas enfrentam falta de peças para manutenção de aviões
[ad_2]
Fonte: G1