[ad_1]
CNN
–
Não houve muito o que gritar no Manchester United nos últimos anos.
O sucesso obtido sob o comando do lendário técnico Alex Ferguson parece uma memória distante para uma base de fãs global que viu seu outrora grande clube passar de uma decisão ruim para outra.
Uma vitória na FA Cup em 2016 sob o comando de Louis van Gaal e a glória na Europa League sob o comando de José Mourinho em 2017 foram dois dos destaques no que tem sido um período pouco inspirador desde que Ferguson se aposentou em 2013 – e muito longe dos 38 troféus conquistados pelo escocês em seus 26 anos. anos no clube.
O futuro não parecia muito mais brilhante em janeiro. O clube, agora comandado pelo ex-jogador Ole Gunnar Solskjaer, ocupava o quinto lugar na tabela de classificação no Ano Novo.
O futebol era ruim, a atmosfera era tóxica e o craque Paul Pogba, antes visto como a graça salvadora, parecia prestes a partir o mais rápido possível.
Mas, avançando sete meses, há agora sinais de uma nova vida sob o comando de Solskjaer, principalmente desde a chegada de Bruno Fernandes.
O craque português chegou ao Old Trafford vindo do Sporting Lisboa em janeiro e foi lançado em uma equipe carente de criatividade, qualidade e liderança.
Felizmente para seus novos funcionários, parece que Fernandes tem esses três atributos em abundância.
Desde a sua estreia no início do ano, o United não perdeu um jogo no campeonato, subindo na tabela para terminar em terceiro e se classificar para a Liga dos Campeões da UEFA da próxima temporada pela primeira vez desde a temporada 2018-19. Foi um feito notável, considerando que o clube começou a campanha fazendo o pior início de temporada no campeonato em 33 anos.
Além do mais, Fernandes trouxe a emoção de volta à metade vermelha de Manchester depois de anos de performances pouco inspiradoras e muitas vezes lamentáveis.
Seus oito gols no campeonato e sete assistências demonstram o tipo de jogador que o United tem agora em mãos.
“Ele [Fernandes] me contou sobre o campeonato, como é intenso jogar nele”, disse o astro do Porto, Danilo Pereira, à CNN Sport.
“Não é uma surpresa para mim ver o impacto que ele teve em Manchester. Acho que o United pode voltar aos seus anos dourados com ele, Pogba e outros jogadores.”
LER: Rashford receberá doutorado honorário por forçar uma reviravolta do governo
Se existisse um jogador típico do Manchester United, Fernandes certamente seria esse jogador.
Corredor de riscos, entusiasmante de assistir e capaz de lidar com as pressões extremas de jogar num dos maiores clubes do mundo, o médio-ofensivo tornou-se um sucesso instantâneo.
Ele tem sido um líder desde o primeiro dia; se preparando para cobrar (e marcar) seis pênaltis durante sua curta passagem pelo clube – incluindo o pênalti crucial contra o Leicester City, que ajudou o United a caminho da Liga dos Campeões na próxima temporada.
Ex-jogadores e especialistas têm elogiado seu desempenho desde que ele se mudou para a Inglaterra, onde ganhou o prêmio de Melhor em Campo em quase todos os jogos que disputou.
“Você pode ver que ele tem talento e não está com medo. Ele quer a bola, o que eu esperaria de um jogador muito bom”, disse Cesc Fabregas, ex-astro da Premier League e atual jogador do Mônaco, à CNN Sport.
“Mas o que eu gosto é que ele é inteligente na movimentação em campo. Ele sabe quando entrar nas entrelinhas. Ele sabe quando entrar no espaço quando vê que alguém está disponível para fazer uma ficha. Ele chega à segunda linha de forma fantástica.
“Ele apoia o meio-campo quando eles estão se desenvolvendo e lutando um pouco, e quando as equipes estão colocando muita pressão sobre eles.
“Ele pode jogar longo, pode fazer passes curtos e pequenos. Ele tem personalidade para cobrar faltas e pênaltis. Ele não está com medo. Ele não se esconde. Acho que o Man United fez uma escolha muito boa. Uma contratação muito boa.”
LER: Conheça o fanático do Manchester United abrindo um museu de 33.000 peças na Finlândia
Adaptar-se à Premier League não é tarefa fácil. Geralmente leva tempo para os jogadores se acostumarem com a fisicalidade e o ritmo acelerado do campeonato, mas isso não tem sido um obstáculo para Fernandes.
Embora as suas atuações em Portugal dessem uma indicação do que estava por vir, um impacto tão instantâneo apanhou muitos de surpresa.
“Olhamos para o jogador do Sporting Lisboa e claramente ele era alguém que marcou muitos golos e alguém que criou muitos golos, mas há sempre um desafio sobre se eles conseguem traduzir isso para uma liga melhor e para um novo clube ”, disse o jornalista britânico Richard Jolly à CNN Sport, acrescentando que não via nenhuma maneira realista de o United terminar entre os quatro primeiros sem Fernandes.
“Mas ele tem sido um jogador transformador e uma revelação em termos de quão rápido ele fez isso, quero dizer, realmente foi desde o primeiro dia.
“Você olha tanto para os gols quanto para as assistências e eles são fantásticos. Se você conseguisse manter essa forma durante toda a temporada, seria um jogador incrível.”
Jogadores de futebol negros “com medo” de olhar as redes sociais devido a abusos racistas, diz Zaha
Embora o seu brilho individual seja evidente, a chegada de Fernandes viu um aumento na forma de jogadores ao seu redor.
O trio de ataque formado por Anthony Martial, Mason Greenwood e Marcus Rashford marcou à vontade depois que o futebol voltou do confinamento (o time marcou 22 gols nos últimos nove jogos do campeonato), e jogadores como Pogba e Nemanja Matic pareciam mais estáveis no meio-campo .
Pogba, em particular, é um jogador diferente daquele que aparentemente sofreu a pressão de ser a maior estrela do time titular.
A relação do francês com o clube parecia ter chegado ao fundo no início desta temporada, com constantes rumores ligando o meio-campista a uma saída do clube.
Os torcedores também ficaram frustrados com Pogba por passar grande parte da temporada na mesa de tratamento depois de sofrer duas lesões no tornozelo. Quando eles o viam em campo, ele muitas vezes ficava desapontado.
Mas agora, desde que regressou da última lesão após o confinamento, surgiram primeiros sinais de que uma parceria com Fernandes poderia florescer e o vencedor do Campeonato do Mundo de repente parece mais confortável.
“Acho que Pogba gosta de estar cercado por grandes jogadores e grandes personagens por si só, não acho que ele queira ser o único grande nome lá e, portanto, ter toda a pressão sobre ele”, disse Jolly.
“Acho que ele provavelmente não quer estar em um meio-campo cercado de mediocridades. Acho que você já viu sinais de um pouco de química entre Pogba e Fernandes, o que ajuda, mas acho que ele também aprecia o elemento que está jogando com outros jogadores de qualidade ao seu redor.”
Fernandes estava vinculado a uma transferência para Old Trafford ao longo de 2019 e houve decepção quando o acordo não foi concluído a tempo para a nova temporada.
Então, quando a transferência foi ultrapassada em janeiro por um valor inicial de US$ 61 milhões (£ 47 milhões), os fãs estavam prontos para ver o motivo de tanto alarido. É seguro dizer que eles não ficaram desapontados.
Marcos Goldbridgeapoiador do United e apresentador do fan channel A posição unidamal posso esperar para ver como a equipe se desenvolve.
“Eu meio que comparo isso ao que Eric Cantona fez quando veio de Leeds para o Manchester United [in 1992] e ganhamos nosso primeiro título da Premier League”, disse ele. “Foi uma espécie de pontapé inicial para algum sucesso real.
“Agora, não estou dizendo que Bruno Fernandes vai levar o Manchester United ao mesmo nível de sucesso que Cantona, mas ele não é apenas um jogador que chega e nos torna grandes.
“É um jogador que entrou e tornou todos ao seu redor melhores.”
É fácil esquecer que Fernandes está no clube há apenas alguns meses, mas já se consolidou como um dos favoritos dos torcedores – com um momento particular, em um jogo contra o rival local Manchester City, que definiu seu curto período no o clube.
Fernandes envolveu-se numa rivalidade lateral com Pep Guardiola, o que fez com que o português colocasse o dedo nos lábios e mandasse calar o treinador do City.
“Acho que Bruno, em um período muito curto de tempo, certamente entrou e realmente entendeu o que é o Manchester United”, disse Goldbridge.
“No final das contas, há uma linha tênue entre entender o que é o Manchester United e realmente ser alguém que ama o jogo, quer jogar da maneira certa e tem paixão por vencer.
“Lembro-me da pequena discussão dele com Pep quando jogamos contra o Man City, e os torcedores adoraram porque acho que Fernandes só quer vencer.”
LER: Rashford, a talentosa estrela do Manchester United que se tornou um ativista notável
Embora a forma do United tenha diminuído nos dois últimos jogos da temporada, os torcedores continuarão mantendo esses sinais de vida encorajadores e torcendo para que este não seja mais um falso amanhecer no clube.
O terceiro lugar, embora não condizente com a verdadeira ambição do clube, deve ser visto como um progresso e as atenções podem agora voltar-se para a conquista da Liga Europa, que deverá ser retomada no dia 5 de agosto.
O United enfrenta uma tarefa simples na partida de segunda mão contra o LASK, na quarta-feira, vencendo por 5 a 0 na primeira mão e praticamente garantindo uma vaga nas quartas de final.
Embora vencer a competição secundária da taça de clubes do futebol europeu não seja motivo de riso, o verdadeiro prémio continua a ser a Premier League.
Apesar de todas as melhorias observadas no clube nas últimas semanas, o abismo entre ele e jogadores como Liverpool e Manchester City continua grande – terminou 33 pontos atrás do eventual campeão Liverpool nesta temporada.
Um verão produtivo no mercado de transferências pode ser exatamente o que o United precisa, e Jadon Sancho, do Borussia Dortmund, é apenas um dos nomes associados à mudança para Old Trafford.
Houve sinais de sucesso durante a passagem de Van Gaal e Mourinho no clube, mas algo parece diferente no United sob o comando de Solskjaer.
Talvez o retorno aos seus dias de glória não esteja muito longe.
“Parece mais sustentável e uma das coisas que eles estão fazendo é que não estão apenas vencendo times, mas, se você olhar para essa sequência de vitórias, eles venceram muitos desses jogos de forma confortável e enfática, e , de forma bastante divertida”, disse Jolly.
“Acho que o que você verá no próximo ano não é necessariamente o United vencendo a liga, mas sim ficando entre os quatro primeiros com muito mais conforto.”
[ad_2]
Fonte: CNN