[ad_1]
Comida ficou famosa após Juliette, campeã do BBB 21, comentar em uma de suas redes sociais que é fã do pastel de carne com açúcar. No São João de Campina Grande, barracas passaram a vender a iguaria. Pastel de carne com açúcar no São João de Campina Grande
Erickson Nogueira/g1
Juliette, cantora e campeã do BBB 21, é fã de uma combinação curiosa na gastronomia nordestina e que virou até patrimônio cultural imaterial da Paraíba: o pastel de carne com açúcar.
A iguaria já tinha espaço em Campina Grande, principalmente por meio de uma famosa doceria da cidade, e após a repercussão dada ao alimento pela ex-BBB, o pastel de carne com açúcar virou um fenômeno. No Parque do Povo, as pastelarias resolveram introduzir a comida no São João de Campina Grande em 2024.
O pastel de carne com açúcar é originário do estado de Pernambuco, mas é consumido em várias regiões do Nordeste e é um salgado de festa recheado de carne moída e polvilhado com açúcar por cima.
Pastel de carne com açúcar é considerado patrimônio imaterial da Paraíba
Tortlas Confeitaria/Divulgação
“Uma das minhas comidas preferidas é pastel de carne com açúcar e quando eu cheguei no Rio o povo estranhou muito, mas quando provou gostou. E vocês?”, disse Juliette em vídeo postado nos Stories do Instagram em 2022.
Em 2024, a iguaria gastronômica, através de um projeto de lei, foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial da Paraíba. Na justificativa formal do projeto, Tovar Correia Lima (PSDB), deputado estadual e autor do projeto, explica que “o pastel de carne com açúcar é uma iguaria única da Paraíba, com raízes profundas na culinária local. Sua história remonta a tradições familiares e receitas passadas de geração em geração”.
POLÍTICA: pastel de açúcar deve virar patrimônio cultural imaterial da Paraíba
Onde encontrar
Cláudia é uma das comerciantes que vende o pastel de carne com açúcar no Parque do Povo
Erickson Nogueira/g1
No Parque do Povo, várias barracas têm diversas opções de comidas, e em algumas delas é possível encontrar o famoso pastel de carne com açúcar. Na cidade cenográfica, a pastelaria “Pastel da Liberdade” é um dos espaços que comercializam a iguaria.
“Nós como pastelaria de um pastel maior, não daquele pequeno de festa, resolvemos testar a experiência de também ter o pastel de carne com açúcar. Fizemos e foi um sucesso, e mesmo sendo grande, é o que mais sai. É um sucesso”, disse Cláudia Fonseca, proprietária do estabelecimento.
Pastel de carne com açúcar no São João de Campina Grande
Erickson Nogueira/g1
No Parque Evaldo Cruz, ao lado do Parque do Povo, acessível por um viaduto que interliga os dois parques, há uma vila de barracas que comercializam alimentos. Entre elas, destaca-se a “Mig Pastéis”, que vende o famoso pastel de carne com açúcar.
“É um pastel que popularmente é muito pedido. É um pastel exótico, porque a gente tem uma mistura da carne de sol, com o sal da carne, e o açúcar por fora”, disse Antônio Gonçalves.
Nos dois estabelecimentos que comercializam o pastel de carne com açúcar, os vendedores falaram que, para quem não é de Campina Grande e não conhece o sabor, inicialmente causa estranheza, mas o salgadinho acaba conquistando o paladar de quem experimenta.
“[Os clientes] amam, principalmente os turistas. Quando eles veem o pastel de carne com açúcar no cardápio ficam meio receosos. E quando provam, um passa para o outro, comenta que gostou na mesma mesa, e quem não pediu passa a pedir. É um sucesso e realmente é muito gostoso”, relatou Cláudia.
“Turista quando chega e olha no cardápio dá uma assustada: ‘como assim carne de sol, salgado com doce? Como que fica?’. A gente sempre tem um pastel pronto para o cliente dar uma olhada e ver se de fato vai agradar o paladar dele”, completou Antônio.
Pastel de carne com açúcar no São João de Campina Grande
Erickson Nogueira/g1
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
[ad_2]
Fonte: G1