[ad_1]
CNN
–
O atual campeão Rafael Nadal enfrentará o jovem inglês Jack Draper na rodada de abertura do Aberto da Austrália, em uma tentativa de manter o título de 2022 e ampliar seu número de Grand Slams.
O número 1 do mundo, Carlos Alcaraz, pode estar ausente do torneio devido a lesão, mas com o retorno de Novak Djokovic à competição, Nadal terá dificuldades para defender seu título.
O sorteio de quinta-feira não foi gentil com o 22 vezes vencedor do Major: se ele derrotar o número 40 do mundo, Draper, ele potencialmente enfrentará o atual campeão do Next Gen ATP Finals, Brandon Nakashima.
Potencialmente aguardando o espanhol mais tarde estariam as quartas de final contra Daniil Medvedev, que foi adversário de Nadal na épica final de cinco sets do ano passado. Medvedev tentará chegar à terceira participação consecutiva em finais, depois de perder para Djokovic em 2021 e para Nadal em 2022.
Uma revanche da final de 2021 está prevista, com Djokovic na metade oposta de Nadal e Medvedev. O nove vezes campeão do Aberto da Austrália enfrenta outro espanhol, Roberto Carballes Baena, na rodada de abertura e está a caminho de enfrentar o favorito da casa, Nick Kyrgios, nas oitavas de final.
O torneio acontece 12 meses depois de Djokovic ter sido deportado da Austrália, na véspera da edição de 2022, depois que o ex-ministro da Imigração, Alex Hawke, descobriu que a estrela do tênis representava um risco para a saúde pública e a ordem porque, como um esportista famoso que já havia expressado oposição a pessoas sendo obrigado a tomar a vacina Covid-19, ele poderia ser visto como um “ícone” para os antivaxxers.
A decisão do ministro de deportar o antigo número 1 do mundo significou que ele foi inicialmente proibido de reentrar por três anos.
Kyrgios, décimo nono colocado, faz parte de uma seção emocionante do sorteio que inclui Holger Rune, Dan Evans e Andrey Rublev.
O russo Rublev chega ao Aberto da Austrália como o quinto cabeça-de-chave, mas na quarta-feira sofreu uma derrota chocante para o número 110 do mundo, Thanasi Kokkinakis, em Adelaide 2. Rublev enfrenta uma partida de abertura de grande sucesso contra o ex-número 3 do mundo e finalista do Aberto da Austrália de 2020, Dominic Thiem.
Andy Murray aparece na outra escolha da rodada, ao enfrentar Matteo Berrettini, 13º colocado. O italiano venceu o tricampeão do Grand Slam em quatro sets no Aberto dos Estados Unidos de 2022 e venceu o escocês em três dos quatro encontros da ATP.
Após a aposentadoria da atual campeã Ashleigh Barty do tênis no ano passado, Iga Światek dominou o esporte e chega ao torneio como cabeça-de-chave. O polonês abre contra a alemã Jule Niemeier, mas enfrenta um saboroso confronto potencial nas quartas de final com a americana Coco Gauff.
A superestrela de 18 anos chega ao torneio em boa forma, tendo vencido o ASB Classic sem perder nenhum set e busca dar continuidade ao seu excelente 2022, que a viu chegar à final de Roland Garros, onde foi derrotada por Światek.
Antes de qualquer confronto nas quartas de final com o favorito, Gauff enfrenta uma partida de segunda rodada contra a campeã do Aberto dos Estados Unidos de 2021, Emma Raducanu, que está em uma corrida contra o tempo para se recuperar de uma lesão no tornozelo.
Na outra metade do sorteio, o segundo cabeça-de-chave Ons Jabeur começa 2023 tentando ser melhor que no ano passado e vencer um Grand Slam. A tunisiana chegou às finais de Wimbledon e do Aberto dos Estados Unidos, mas caiu no último obstáculo na sua busca para se tornar a primeira mulher árabe e norte-africana a vencer um Grand Slam.
Depois de perder o Open de 2022, Jabeur abre sua conta em 2023 contra Tamara Zidanšek e pode enfrentar Aryna Sabalenka, que vem de uma vitória em Adelaide 1, seu 11º título na carreira e o primeiro em 19 meses.
Em outro lugar, a americana Jessica Pegula foi sorteada na mesma parte do sorteio que Maria Sakkari. Pegula recentemente levou a equipe dos EUA à vitória na primeira United Cup, que contou com uma vitória brilhante por dois sets sobre Światek. Tendo chegado às quartas de final consecutivas em Melbourne e no topo de seu jogo, ela tentará marcar uma semifinal emocionante com seu adversário na United Cup.
[ad_2]
Fonte: CNN