[ad_1]
Novos hábitos dos consumidores têm popularizado —ou requentado, os mais diversos produtos, entre eles, os cafés. Na lista dos mais procurados, está o flat white, servido em xícaras com espuma por cima.
Um flat white é feito com café expresso e espuma de leite vaporizado, técnica que cria uma textura aveludada e cremosa para a bebida. Na receita, o leite é colocado sobre uma ou duas doses do café. Apesar de o preparo ser semelhante a outros tipos, ele se diferencia devido ao volume e textura aveludada.
Por isso, o flat é menos espumoso que um cappuccino tradicional e tem menos leite que o latte americano. Já em relação ao cortado pequeno, a proporção é maior para ambos os ingredientes.
Como muitos clássicos, a origem do flat white é contestada. Austrália e Nova Zelândia reivindicam a autoria e há diversas narrativas sobre a invenção —que datam a década de 1980, porém, é fato que a bebida ganhou mais apreciadores no mundo apenas nos últimos anos.
O favoritismo é tamanho que o Doodle Google (versões modificadas da logo do buscador) homenageou a bebida em março, substituindo a letra “O” por uma xícara e colorindo a letra “G” de branco, em uma jarra de leite, como referência à espuma vaporizada.
[ad_2]
Fonte: Folha de São Paulo