[ad_1]
O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse na terça-feira que Krynky, uma aldeia na margem esquerda do rio Dnipro, na região sul de Kherson, na Ucrânia, estava “completamente” sob controle russo no momento.
Shoigu chamou Krynky de “uma fortaleza” para suas tropas “para maior avanço e implantação de forças”.
O Comando Operacional da Ucrânia negou a alegação de Shoigu, descrevendo-a como “uma manipulação e falsificação de factos”.
“As forças de defesa do sul da Ucrânia continuam a manter as suas posições, infligindo perdas significativas ao inimigo”, disse o comando.
O vídeo partilhado por bloggers pró-ucranianos mostra soldados russos hasteando uma bandeira na área, mas depois fugindo, o que aparentemente contradiz a afirmação de Shoigu.
A CNN não conseguiu localizar geograficamente as imagens e verificar de forma independente o status do campo de batalha.
Meses antes, Autoridades russas expressaram preocupação sobre a Ucrânia estabelecer uma posição segura em Krynky.
Em outros lugares do campo de batalha: No leste da Ucrânia, imagens geolocalizadas pela CNN na quarta-feira mostraram forças russas hasteando sua bandeira sobre a vila de Pobieda, em Donetsk, perto de Mariinka. Blogueiros militares russos disseram que as forças ucranianas “recuaram” e estavam se reagrupando em posições ao sul.
No sul da Ucrânia, ao longo da frente de Zaporizhzhia, Moscovo tem estado há semanas a avançar para leste e norte em direção a Robotyne, bem como para oeste, em direção a Mala Tokmachka.
A Rússia disse na quarta-feira que infligiu pesadas perdas às forças ucranianas na área, mas evitou dizer que obteve ganhos visíveis. A Ucrânia também alegou ter infligido pesadas perdas às unidades russas.
A CNN não conseguiu verificar de forma independente as afirmações ucranianas ou russas.
[ad_2]
Fonte: CNN