[ad_1]
Abuja, Nigéria
CNN
–
Todas as manhãs, às 7h, horário da Nigéria, o pastor Jerry Eze pode ser visto em uma transmissão ao vivo no YouTube orando fervorosamente por milhares de pilhas de pedidos que recebeu de seus seguidores ao redor do mundo.
Flanqueado geralmente por sua esposa Eno, e um associadoas orações apaixonadas de Eze são feitas em um staccato urgente, enquanto ele ora por curas para doenças e desafios como enfermidades, processos judiciais e questões financeiras.
Eze apregoa curas milagrosas com o slogan “O que Deus não pode fazer não existe” e, no meio da transmissão ao vivo, cortes para vídeos pré-gravados de seus seguidores compartilhando testemunhos que dizem ser o resultado de suas orações.
Eles vão desde curas de doenças terminais até a concepção após anos de infertilidade.
Eze descreve os testemunhos como “atos estranhos de Deus”.
“Está muito além da ciência e da tecnologia”, diz ele.
A CNN não verificou de forma independente o conteúdo dos vídeos.
As transmissões no canal de Orações e Declarações Proféticas da Nova Temporada (NSPPD) impulsionaram Eze a se tornar um dos pregadores mais assistidos no YouTube.
Com mais de 90 mil espectadores simultâneos, as transmissões diárias de Eze estão entre as mais transmitidas globalmente no YouTube, de acordo com o site de análise tabuleiroque coleta dados de canais do YouTube.
Sua plataforma no YouTube também ocupa o segundo lugar entre os canais gospel com maior número de espectadores ao vivo em todo o mundo – atrás do pregador brasileiro Bruno Leonardo, do Playboard. dados mostra.
Eze também arrecada grandes quantidades de doações com suas transmissões. Ele é um dos pregadores mais bem pagos do YouTube que está aproveitando as doações do Super Chat da plataforma que ajudam os criadores a obter receita.
Recurso Super Chat do YouTube permite que os espectadores para fixar seus comentários em transmissões ao vivo por uma taxa que varia de US$ 1 a US$ 500.
O canal de Eze no YouTube recebe uma das maiores doações de Super Chat do mundo, de acordo com o Playboard.
Entre seus fãs fervorosos está o premiado cantor nigeriano D’banj quem disse à CNN juntar-se às orações matinais de Eze tornou-se uma rotina.
“Acordar todos os dias com o NSPPD… tornou-se parte da minha rotina diária. Eu dificilmente sinto falta disso. Faz parte da devoção matinal da minha família”, acrescenta D’banj, cujo nome verdadeiro é Oladapo Daniel Oyebanjo.
O cantor diz que já teve sua cota de milagres provenientes de orações na plataforma.
“Lembro-me que no ano passado o pastor Jerry disse que deveríamos escrever sete coisas que queremos que aconteçam, e oramos e eu acreditei. Verifiquei a lista outro dia e… todas as sete foram respondidas.”
Atriz de Nollywood Tonto Dikeh diz que também se conectou com o ministério de Eze no início do ano passado. Ela agora está “viciada”, disse ela à CNN.
Eze, que completa 40 anos na segunda-feira, percorreu um longo caminho desde os dias em que ele e sua mãe solteira lutavam para encontrar comida para comer.
“Venho de uma família onde as pessoas pobres descrevem a minha família como pobre”, diz ele. “Havia dias em que minha mãe e eu não tínhamos o que comer, e minha mãe segurava minha mão, orava e dava graças a Deus. A minha mãe era mãe solteira e pequena comerciante que vendia amendoim no mercado… Havia dias em que ela chegava a casa chorando por não ter feito nenhuma venda, por isso não conseguia comprar-nos o que comer.”
Nascido em 22 de agosto de 1982, na área do governo local de Bende, no estado de Abia, Eze disse à CNN que sua educação foi financiada por um casal benevolente que notou seu envolvimento ativo em uma igreja em seus primeiros anos.
“Eu estava apenas fazendo coisas na igreja como varrer, cantar e ler a Bíblia – fazendo o que a maioria dos meus amigos não queria fazer. Eu tinha acabado de terminar o ensino médio na época antes de me acolherem”, diz ele sobre o casal.
Eze se destacou em seus estudos e se formou em história e relações internacionais pela Abia State University. Ele também concluiu um mestrado em gestão de recursos humanos.
Antes de se aventurar no ministério, Eze trabalhou anteriormente com uma estação de televisão local antes de se juntar ao projecto do Banco Mundial para o VIH/SIDA e mais tarde trabalhou como especialista em comunicações no Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
“Fiquei muito entusiasmado com o trabalho (no UNFPA), mas a minha mãe não. Ela disse que não foi o que Deus lhe disse. Segundo ela, Deus lhe disse que eu seria pregador”, diz Eze.
“Nunca compartilhei dessas aspirações (de ser pregador). Eu nem estava ouvindo ela. Ela e eu vivíamos na pobreza, então sempre perguntei por que Deus não nos ajudou a sair da pobreza antes de me pedir para largar um emprego que nos dava dinheiro para sermos pregadores. O dinheiro que eu estava dando a ela vinha do trabalho (com a ONU), então não fazia sentido.”
Ele finalmente largou o emprego e ingressou no ministério de tempo integral, mas infelizmente sua mãe morreu de insuficiência cardíaca antes que ele cumprisse sua ambição para ele, diz ele.
“Foi quando ela morreu que a realidade da minha designação começou a compreender-me”, acrescenta.
Entrar no ministério de tempo integral exigiu enormes sacrifícios e Eze diz que passa longas horas orando noite adentro para se preparar.
“Não tenho amigos, não saio, não tenho tempo livre. Não consigo mais dizer quais são meus hobbies porque não há espaço para hobbies”, diz ele.
Eze tem dois filhos com sua esposa Eno, que também é pastora. Ele disse que seu casamento não foi perfeito devido às exigências do ministério.
“Não tem sido 100 por cento, mas como minha esposa e eu fazemos a mesma coisa (ministério), nos relacionamos da mesma forma. As coisas que são importantes para outras pessoas não importam em nossa família. Nossas conversas são sobre ministério e como cumpriremos a vontade de Deus para nossas vidas. Se eu tivesse casado com a mulher errada, estaria entediando a pessoa.”
Eze pode ter se tornado um fenômeno da internet, mas insiste que sua fama é acidental.
Ele começou a transmitir ao vivo na esperança de inspirar sua congregação quando a pandemia encerrou todos os cultos da igreja e a frequência ao seu ministério incipiente, Streams of Joy International, diminuiu.
“O objetivo não era alcançar o mundo”, diz Eze. “Durante o (pico da) Covid, havia um medo palpável em todos os lugares e percebi que muitas pessoas da minha igreja estavam com muito medo de se aproximar da igreja. Então, todas as manhãs, minha esposa e eu estaremos online, espalhando incentivo às pessoas”, disse ele à CNN.
“Eu só queria falar de esperança”, acrescenta.
As mensagens diárias de encorajamento de Eze mais tarde se transformaram em uma rede diária de oração on-line, todos os dias da semana, no YouTube e em outros serviços de compartilhamento de vídeos.
As transmissões ao vivo foram um sucesso e agora em seu terceiro ano Canal do Eze no YouTube tem 880.000 assinantes até o momento desta publicação, e suas transmissões obtiveram mais de 122 milhões de visualizações em um período de três anos, de acordo com dados de seu canal.
Os espectadores do Reino Unido e dos EUA representam, em conjunto, 25% de suas transmissões ao vivo no YouTube, com mais de um milhão de visualizações no Reino Unido e mais de 700.000 visualizações nos EUA entre 20 de julho e 16 de agosto de 2022, de acordo com dados da plataforma .
A Nigéria tem o maior número, com mais de dois milhões de telespectadores. As suas transmissões também são vistas em outras nações e países africanos, como Itália, Alemanha, Canadá, França, Espanha, Irlanda e Holanda, mostrou o gráfico.
O analista digital Edward Israel-Ayide disse à CNN que o sucesso de Eze pode estar ligado ao “recente boom nas igrejas digitais e nos movimentos religiosos online”.
Israel-Ayide diz que isso se deve às consequências da Covid-19.
“Com as restrições de confinamento em vigor, a necessidade de comunidade e um sentimento de pertença levaram os nigerianos, no país e no estrangeiro, a procurar plataformas digitais que lhes pudessem fornecer orientação e esperança”, diz ele. “Após a Covid, muitas pessoas ainda procuram um propósito e uma direção devido aos desafios socioeconómicos provocados pela Covid-19 e pela crise económica global em curso. Esta é uma das principais razões pelas quais movimentos religiosos como o NSPPD do Pastor Jerry Eze prosperam.”
Embora muitas pessoas agora o conheçam por causa de sua plataforma online, “não foi aí que tudo começou”, diz Eze. “Havia uma igreja física antes da online.”
Eze fundou a igreja Streams of Joy International nos subúrbios da cidade de Umuahia, no leste da Nigéria, muitos anos antes de ganhar destaque.
Eze agora está baseado na capital nigeriana, Abuja, e sua igreja expandiu-se para além da Nigéria para incluir filiais no Reino Unido, EUA e Canadá.
A frequência à sua igreja em Abuja também aumentou. Mas foi com a comunidade online que ele ganhou mais força e veio para ficar.
“Pessoas de todo o mundo estão acostumadas a acordar e encontrar o pastor Jerry online”, diz Eze. “É como um vírus que veio ficar.”
[ad_2]
Fonte: CNN