[ad_1]
Meu filho Pedro é fã de mangá. Melhor, ele é fã de um mangá específico: One Piece, que conta a saga de um grupo de piratas gente-fina.
Voltava com ele da escola quando passamos em frente a uma banca de revistas. O moleque foi direto para o livro “One Piece: Receitas Piratas do Sanji” (Planet Manga/Panini). Custa R$ 99,90.
Caro, mas ele é fã de mangá e eu sou fã de comida. Resolvi pagar para ver.
O personagem Sanji, além de pirata, é um excelente chef de cozinha. A comida, aliás, permeia toda a trama. Monkey D. Luffy, o líder do bando, é um glutão inveterado com uma magreza inverossímil.
Os pratos de One Piece às vezes têm carne de criaturas fictícias, como atum-elefante ou pássaro-abelha. A food stylist Nami Iijima, que criou as receitas, transforma os monstros em animais comuns –no caso, atum normal e frango, respectivamente.
Algumas receita são de execução bem difícil –caso da carne com osso, que Nami interpretou como uma tulipa da asa de frango invertida e recheada com frango moído.
Por sorte, o filhão quis que eu fizesse uma receita bem fácil: arroz frito, clássico das cozinhas chinesa e japonesa.
Arroz frito é uma excelente solução para aproveitar as sobras da geladeira. E as crianças adoram.
Você refoga o arroz já pronto com vegetais, ovo, shoyu e, se tiver, algum tipo de carne.
Nos restaurantes orientais, o arroz frito é preparado na wok, frigideira grande e funda. Caso não tenha uma, procure usar a frigideira mais larga da sua cozinha. Isso é importante para fritar o ovo em separado, apenas empurrando os outros ingredientes para o canto da panela.
A versão do livro, na tradução brasileira, pede peito bovino curado. Mantive o texto original na receita: é uma definição que se aplica ao pastrame, carne curada de origem judaica.
Usei pastrame picado e ficou ótimo, mas você pode fazer com tiras cruas de bife, presunto cozido, restos de churrasco ou até mesmo sobras de frango assado.
Também é válido trocar os cogumelos da receita por cenoura, repolho, brócolis, o que tiver à mão. Arroz frito é para zerar os potes da geladeira.
ARROZ FRITO
(receita do livro “One Piece: Receitas Piratas do Sanji”)
Rendimento: 2 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
360 g de arroz cozido
2 ovos
50 g de peito bovino curado
1/4 de cebola (50 g)
4 cogumelos champignon
1 colher (sopa) de óleo de cozinha
1/2 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
1/2 colher de sopa de molho shoyu
Cebolinha a gosto
Modo de fazer
-
Pique a cebola, corte os cogumelos em fatias finas e a cebolinha em pedacinhos.
-
Espalhe o óleo pela frigideira e frite os cogumelos e metade da cebola picada. Depois, adicione o peito bovino.
-
Empurre a mistura do passo 2 para o canto da frigideira, coloque mais um pouco de óleo no espaço vazio e, em seguida, despeje os ovos batidos. Acrescente o arroz antes que os ovos firmem, deixe-o fritar rapidinho e, então, misture tudo o que está na frigideira. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino e junte a cebola picada restante.
-
Adicione o molho shoyu a partir da lateral da frigideira e misture só um pouquinho. Emprate as porções e decore espalhando a cebolinha por cima.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
[ad_2]
Fonte: Folha de São Paulo