[ad_1]
Em janeiro, o volume de serviços prestados no Brasil cresceu 0,7%, o terceiro resultado mensal positivo consecutivo. Dessa forma, o setor se encontra 13,5% acima do nível pré-pandemia, mas 0,7% abaixo do seu ponto mais alto, registrado em dezembro de 2022, quando os serviços tiveram forte recuperação depois das restrições por causa da emergência sanitária.
Já na comparação com o ano passado, a alta foi bastante expressiva, de 4,5%, refletindo os aumentos verificados em todas as atividades e em 26 das 27 unidades da federação.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços divulgada nesta sexta-feira (15) pelo IBGE.
O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, explica que o crescimento foi bastante disseminado no primeiro mês do ano.
Outro destaque positivo foi a reversão do comportamento de outros serviços e dos transportes, que tinham caído em dezembro e agora tiveram alta.
A única das grandes atividades com desempenho negativo foi a dos Serviços Prestados às famílias, que caíram 2,7%, perdendo parte do avanço dos meses anteriores. Dentro dessa categoria, se destaca a retração de 0,8% nos serviços de turismo, que tinham subido em dezembro.
Apesar da queda nos serviços prestados às famílias, o índice de difusão, que mede o percentual de serviços com crescimento, ficou em 55,4%. Isso significa que 92 dos 166 tipos de serviço pesquisados tiveram expansão.
[ad_2]
Fonte: Notícias ao Minuto