[ad_1]
Cepea, 12/03/2024 – O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, disponibiliza hoje o Boletim do Suíno de fevereiro de 2024.
Confira aqui a publicação!
Abaixo, alguns trechos:
Mercado em fevereiro
Os preços do suíno vivo subiram com força no início de fevereiro, mas este movimento foi insuficiente para garantir um avanço da média mensal frente à verificada em janeiro. Isso porque as quedas registradas na segunda quinzena de fevereiro foram ainda mais intensas.
Preços e exportações
As exportações de carne suína registraram leve queda de janeiro para fevereiro, resultado atrelado ao menor número de dias úteis no último mês. Apesar disso, o volume exportado e a receita (em moeda nacional e em dólar) foram os maiores para o período, considerando-se a série histórica da Secretária de Comércio Exterior (Secex).
Relação de troca e insumos
As desvalorizações dos principais insumos utilizados na suinocultura (milho e farelo de soja) superaram as observadas para o animal vivo no mercado independente, em fevereiro, elevando o poder de compra de produtores paulistas em relação ao mês anterior.
Carnes concorrentes
Os preços das carnes suína e de boi caíram em fevereiro, com quedas mais intensas sendo verificadas para a bovina. Já a carne de frango se valorizou no mesmo período, refletindo o bom desempenho das exportações, que ajudou a enxugar a oferta doméstica. Como resultado, a competitividade da proteína suína aumentou em relação à avícola, mas caiu frente à de boi.
[ad_2]
Fonte: Cepea