[ad_1]
A partir desta quarta-feira (13), a plataforma Itaú Cultural Play, que disponibiliza gratuitamente em seu catálogo clássicos, obras premiadas e produções independentes, exibirá o documentário de Jom Tob Azulay “Os Doces Bárbaros” (1976).
O filme retrata o encontro de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa (1945-2022) e Maria Bethânia, em 1976, quando se reuniram para criar o grupo que dá nome ao filme com a finalidade de realizar uma turnê pelo Brasil e celebrar uma década de suas carreiras individuais.
A banda que acompanha os artistas era formada pelo percussionista Djalma Corrêa (1942-2022) (percussão), o contrabaixista Arnaldo Brandão, o pianista Tomás Improta, o baterista Chiquinho Azevedo, o guitarrista Perinho Santana e os flautistas e saxofonistas Mauro Senise e Tuzé Abreu.
Quinze canções foram compostas exclusivamente para a turnê, que teve a primeira apresentação em São Paulo, no dia 24 de junho de 1976, no Anhembi. Entre as músicas “Um Índio”, de Caetano Veloso, “Pássaro Proibido”, de Caetano e Bethânia, e “O Seu Amor”, de Gil, além de canções de outros compositores como “Fé Cega, Faca Amolada”, de Milton Nascimento, e “Atiraste Uma Pedra”, de Herivelto Martins.
Durante a turnê, enquanto o grupo estava hospedado no hotel Ivoram, em Florianópolis, Gilberto Gil foi preso por porte de drogas, fato que está registrado no documentário.
Simultaneamente à exibição de “Os Doces Bárbaros”, na quarta-feira (13), às 20h, será aberta no Itaú Cultural, em São Paulo, a Ocupação Maria Bethânia, na qual visitantes entrarão em contato com elementos que fazem parte das referências da cantora.
“Os Doces Bárbaros” e todos os filmes da plataforma de cinema brasileiro do Itaú Cultural podem ser acessados gratuitamente em www.itauculturalplay.com.br e pelos dispositivos móveis Android e IOS.
EXIBIÇÃO DO FILME ‘OS DOCES BÁRBAROS’
ARTISTAS Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa
QUANDO Quarta-feira (13)
ONDE Plataforma Itaú Cultural Play em www.itauculturalplay.com.br
QUANTO Gratuito
OCUPAÇÃO MARIA BETHÂNIA
CURADORIA Bia Lessa
QUANDO Abertura quarta-feira (13), às 20h; visitação será aberta ao público de quinta-feira (14) até domingo (9) de junho
ONDE Itaú Cultural, av. Paulista, 149, Bela Vista, São Paulo, pisos térreo e 1º andar, tel. (11) 2168-1777
QUANTO Gratuito
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
[ad_2]
Fonte: Uol