[ad_1]
O criador dos populares quadrinhos e desenhos animados “Dragon Ball”, o japonês Akira Toriyama, faleceu aos 68 anos, anunciaram nesta sexta-feira (8) sua editora e seu estúdio de produção.
“É com profunda tristeza que informamos que o criador de mangá Akira Toriyama faleceu em 1º de março devido a um hematoma subdural agudo”, publicou a franquia “Dragon Ball” em sua conta oficial na rede social X.
O comunicado, atribuído à produtora Bird Studio de Toriyama, explica que o artista faleceu enquanto ainda tinha “vários trabalhos em andamento no processo de criação com grande entusiasmo”.
“No entanto, ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte neste mundo (…) Esperamos que o mundo único criado por Akira Toriyama continue sendo amado por todos por muito tempo”, acrescentou.
O estúdio informou que os funerais do criador já ocorreram na presença de sua família e de poucos amigos próximos, e pediu aos seus seguidores que não enviem flores ou presentes de condolências.
“Dragon Ball” é um dos quadrinhos de mangá mais bem-sucedidos e influentes de todos os tempos. De acordo com o site especializado Mangazenkan, vendeu pelo menos 260 milhões de exemplares em todo o mundo.
A história, livremente inspirada em um romance chinês do século XVI, começou a ser publicada em 1984 e desde então se expandiu para várias séries de anime, filmes e videogames.
Seu protagonista inicial é Son Goku, um guerreiro especialista em artes marciais que viaja pelo mundo em busca de bolas mágicas que, quando reunidas, invocam um dragão com poderes.
Com aliados como Krilin, Vegeta, Piccolo, Ten Shin Han ou seu filho Gohan, eles lutam contra monstros como Freezer ou Cell que ameaçam o futuro da Terra.
Nascido em 1955 em Nagoya, no centro do Japão, Toriyama também é autor do quadrinho “Dr. Slump”, que também se tornou uma série de televisão.
Sua editora Shueisha disse em comunicado que estavam “profundamente entristecidos com a notícia repentina de sua morte”.
Eiichiro Oda, criador de outra grande franquia de mangá japonesa, “One Piece”, afirmou em comunicado que Toriyama faleceu “muito cedo” e que deixou “um padrão muito alto”.
“Pensar que nunca mais o verei (…) Estou sobrecarregado pela tristeza”, afirmou Oda.
Um hematoma subdural é uma situação grave em que o sangue se acumula entre o crânio e a superfície do cérebro.
[ad_2]
Fonte: Uol