[ad_1]
Esta é a edição da Menu, a newsletter da Folha com dicas de restaurantes, receitas e o que mais você precisa saber sobre gastronomia. Ela chega antes para assinantes premium. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo:
Provei o novo hambúrguer vegano da foodtech brasileira Fazenda do Futuro, lançado em janeiro. Feito com proteínas de soja e ervilha, o Burger 4.0 imita textura e sabores da carne de boi.
O produto, que está na quarta versão, começa a ser vendido congelado em redes nacionais como Carrefour e Pão de Açúcar e deve ser integrado aos lanches da Futuro Station, dark kitchen gerenciada pela empresa em SP.
Preparei a versão vegana em casa como faria com a de carne de boi, temperando com sal e pimenta. Como acompanhamento, coloquei cebola caramelizada, folhas, tomate e alguns condimentos.
No final, dentro do pão, o produto ficou com textura semelhante ao seu equivalente bovino. A carne vegetal estava firme, mas sem ser dura. Ela manteve umidade agradável, que remetia ao líquido do interior dos hambúrgueres tradicionais.
No paladar, havia uma gordura saborosa e gosto que lembrava a versão de boi, mas em um nível menor do que a textura.
O aroma não lembrou tanto a carne bovina, mas não desagradou. Foi uma refeição que não pareceu artificial e pode ser alternativa para quem quer reduzir o consumo de carne vermelha em lanches, mas sente falta do sabor e da textura animal.
O que tem no hambúrguer: água, preparado proteico (proteína texturizada de soja, proteína isolada de soja e proteína de ervilha), gordura vegetal, sal, beterraba em pó, dextrose, cebola em pó, aroma natural e estabilizante metilcelulose.
Sai a partir de R$ 21,90 uma bandeja com dois.
Lembrete amigo: pense na refeição como um fastfood: não dá para comer todo dia.
Receita de lanche com carne vegetal
Ingredientes
- 1 hambúrguer de proteína vegetal
- Pão de hambúrguer
- Folhas de agrião lavadas
- Rodelas finas de tomate
- 1 cebola
- Molho de soja
- 1 fatia de queijo cheddar
- 2 colheres (chá) de açúcar
- Ketchup
- Mostarda
Como fazer
1. Antes de prepará-lo, o produto precisa descongelar na geladeira. Vale baixá-lo do freezer um dia antes do dia da refeição.
2. Depois, é hora de temperar o hambúrguer. Sal e pimenta-do-reino já são suficientes para dar sabor, mas outras ervas podem entrar no pacote.
3. Para fazer a cebola caramelizada, corte tudo em pequenos cubinhos e despeje em uma panela com azeite. Quando estiverem douradas, acrescente molho de soja. Deixe reduzir e acrescente açúcar para caramelizar. Reserve.
4. Em uma frigideira aquecida, coloque azeite e ponha com cuidado o hambúrguer. Como ele é um pouco mole, melhor usar uma espátula.
5. Deixe fritar por cinco minutos do mesmo lado, o que permite que aconteçam as reações de Maillard, que douram e dão sabor aos alimentos ao transformar aminoácidos.
6. Com a espátula, vire o hambúrguer para continuar o processo. Quantos os dois lados estiverem com a mesma cor, similar à de hambúrguer de carne de boi, já está pronto. Falta agora colocar a fatia de queijo em cima e deixar derreter.
7. Antes de montar o lanche, sele os pães com azeite e depois coloque uma colher de maionese na base.
[ad_2]
Fonte: Folha de São Paulo