[ad_1]
Autoridades dos EUA estavam trabalhando em um novo pacote de sanções para a Rússia antes da morte de Alexey Navalny, na semana passada, e agora estão complementando-as após a morte do líder da oposição, de acordo com um alto funcionário dos EUA.
O pacote será programado para coincidir com o segundo aniversário da invasão da Ucrânia pela Rússia, e as autoridades estão coordenando com os parceiros europeus o novo pacote, disse o funcionário.
O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse na terça-feira que as novas medidas seriam um “pacote substancial” que abrange uma ampla gama de elementos ligados à base industrial de defesa russa e às fontes de receita para a economia russa que alimentam a “máquina de guerra” do país.
Sullivan descreveu o pacote como “mais uma reviravolta” após o enfraquecimento das sanções ocidentais contra Moscou desde o início da guerra na Ucrânia.
Embora essas sanções tenham prejudicado a economia da Rússia, não dissuadiram o presidente Vladimir Putin de prosseguir com a invasão.
As sanções existentes “isolaram” a Rússia no cenário mundial, disse a secretária de imprensa Karine Jean-Pierre a bordo do Air Force One na terça-feira. A assistência americana degradou as forças armadas do país, disse ela.
Jean-Pierre disse que a Casa Branca está sendo cuidadosa ao detalhar os parâmetros exatos das sanções para evitar a fuga de capitais antes que as punições entrem em vigor.
O presidente Joe Biden planeja conversar com outros líderes do G7 em uma teleconferência na sexta-feira, programada para coincidir com o aniversário do início da guerra na Ucrânia.
[ad_2]
Fonte: CNN