[ad_1]
Nozes ligeiramente tostadas e temperadas formam uma cobertura crocante para este simples, mas saboroso espaguete.
A receita leva uma boa quantidade de couve, refogada em azeite com alho e pimenta, que dá um sabor vivo para a verdura. Você não precisa escaldar a couve antecipadamente. Use a água do macarrão com amido para fazer com que as folhas fiquem macias.
Finalize o prato com uma generosa quantidade de queijo pecorino (feito de leite de ovelha), que combina bem com a couve e as nozes. Caso não tenha pecorino, use parmesão. Veja como fazer.
Rendimento: 4 a 6 porções
Tempo total: 30 minutos
Ingredientes:
- 1 xícara de nozes, picadas em pedaços médios
- ⅓ xícara de azeite extra-virgem, mais conforme necessário
- Sal e pimenta-do-reino
- 6 dentes de alho grandes, picados
- ¼ a ½ colher de chá (ou a gosto) de flocos de pimenta-calabresa
- 2 maços de couve crespa ou 3 maços de couve toscana (ou cavolo nero), com talos removidos e folhas picadas em pedaços de 3,75 cm
- 450 gramas de espaguete
- 1 limão grande, cortado ao meio
- Queijo pecorino ou parmesão ralado, para servir
Modo de preparo
-
Coloque as nozes em uma panela grande (de 30 cm) com uma tampa e aqueça em fogo médio. Toste-as, mexendo ocasionalmente, até ficarem perfumadas, cerca de 3 minutos, tendo cuidado para não queimá-las (para isso, não saia de perto da panela). Adicione 1 colher de sopa do azeite, tempere com sal e pimenta, mexa por um minuto e transfira para uma tigela pequena. Limpe a panela para garantir que não haja pedaços de nozes restantes.
-
Leve outra panela grande de água bem salgada para ferver. Na panela usada para as nozes, adicione o azeite restante e o alho e refogue em fogo baixo, mexendo ocasionalmente, até ficar perfumado, por cerca de 2 minutos. Acrescente os flocos de pimenta-calabresa, mexa até ficar perfumado, cerca de 30 segundos a 1 minuto. Aumente o fogo para médio, adicione a couve à panela em lotes, usando pinças para virar e murchá-la no óleo com alho, e tempere com sal e pimenta-do-reino.
-
Assim que toda a couve estiver na panela, reduza o fogo para médio-baixo e cubra. Adicione o espaguete à panela com água neste ponto e cozinhe até ficar al dente, de acordo com as instruções da embalagem. Enquanto o espaguete cozinha, adicione uma ou duas conchas da água do macarrão à couve para ajudá-la a murchar. Cuidado para não sobrar muito líquido.
-
Esprema metade do limão sobre a couve e misture. Prove e adicione mais suco de limão e sal e pimenta, se desejar, lembrando que você também vai adicionar o queijo pecorino ou parmesão que são salgados.
-
Assim que o macarrão estiver cozido, coloque a panela ao lado da frigideira e use pegador para transferir o espaguete para a panela em que está a couve. Despeje mais água do cozimento se a panela estiver seca, e misture bem até que o macarrão fique brilhante e sedoso. Adicione metade das nozes e um pouco de queijo ralado (cerca de 3 colheres de sopa). Prove e regue com um pouco mais de azeite e outro espremido de limão, se preferir. Retire do fogo, polvilhe com mais queijo ralado, cubra com as nozes restantes e sirva.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS
[ad_2]
Fonte: Folha de São Paulo