[ad_1]
Rachida Dati, ministra da Cultura da França, se pronunciou neste domingo (28) após duas ativistas do clima arremessarem sopa na “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci, quadro mais famoso em exposição no Museu do Louvre, em Paris.
“‘A Gioconda’, como nosso patrimônio, pertence às gerações futuras. Nenhuma causa pode justificar que ela seja feita de alvo. Todo o meu apoio aos funcionários do Museu do Louvre”, escreveu Dati em seu perfil no X, antigo Twitter.
A obra fica sob um vidro blindado e não foi afetada diretamente no ataque deste domingo. Em protesto, as duas mulheres falaram sobre alimentação sustentável após invadirem uma área isolada. Também exibiram uma camiseta com os dizeres “resposta alimentar”.
Este não foi o primeiro ataque à “Mona Lisa”, dentro ou fora do Louvre. Mais recentemente, em 2022, o quadro foi atacado por um homem, disfarçado com uma peruca e uma touca, numa cadeira de rodas, que jogou algo parecido com uma torta na obra.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS
[ad_2]
Fonte: Uol