[ad_1]
Resultado foi divulgado nesta terça-feira (16). Larissa Caballero Rodel, de 19 anos, conta que estudo associado a tempo de lazer e atividade física contribuíram para resultado. Estudante que tirou notas mais altas do país em áreas do Enem comenta sobre rotina
A estudante Larissa Caballero Rodel, de 19 anos, moradora de Cascavel, no oeste do Paraná, tirou as notas mais altas do país nas provas de “Ciências da Natureza e suas tecnologias” e “Matemática e suas tecnologias” no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O resultado foi divulgado na terça-feira (16) e deixou a jovem surpresa. Veja a seguir como acessar as notas.
“Eu fiquei bem feliz, assim, e já esperava notas altas pela quantidade de acertos, mas foi até maior do que eu imaginei.”
Notas da Larissa:
Desempenho da moradora de Cascavel (PR) no Enem 2023
Reprodução
Notas máximas por prova no Enem no país, segundo o Inep:
Ciências da Natureza e suas tecnologias: 868,4
Matemática e suas tecnologias: 958,6
Linguagens, códigos e suas tecnologias: 820,8
Ciências Humanas e suas tecnologias: 823,0
Redação: 1000
Leia também:
Resultado: UTFPR divulga lista dos aprovados no Vestibular 2024
Guaíra: Fachin determina intervenção de comissão fundiária em conflito de terra
Investigação: O que se sabe sobre criança que estava com família acolhedora e desapareceu
Em busca do sonho
Aluna de Cascavel estuda cerca de 10 horas por dia
Imagem cedida/João Kothe/Fleming
A estudante conta que cursou o ensino médio em uma escola particular e que, apesar da dedicação, não conseguiu atingir boas notas. Em 2023, ela decidiu ingressar em um cursinho particular na cidade para tentar novamente a aprovação em Medicina – sonho de infância dela.
Larissa relata que estudou diariamente cerca de seis horas no cursinho e mais uma média de quatro horas em casa.
Mas, para alcançar a meta, a estudante relata que também criou uma rotina de atividade física para “liberar o estresse e ansiedade” que ia acumulando durante os estudos.
“Eu acompanhava todas as aulas, eu fazia o integral aqui na unidade. Quando a aula acabava, eu tinha aula de tarde também. [depois] Eu ia para casa, fazia alguns exercícios do dia e sempre foquei também em atividade física, porque, para mim, fazia muito bem para a saúde mental, me ajudou bastante”, conta Larissa.
“Eu tinha muita ansiedade, faz parte do processo. Acho que todos os estudantes, principalmente, quem foca num curso tão concorrido, sempre sofre com ansiedade, nervosismo, tem seus medos, então a atividade física me ajudava, a, sabe, a me afastar pouco disso”, relembrou a estudante.
Para ela, associar a disciplina diária com os estudos e ter tempo para descanso e lazer resultaram nas notas que agora a aproximam de cursar Medicina.
Saúde mental: exercício físico ajuda estudante a desestressar
Imagem cedida/João Kothe/Fleming
“Não adianta eu passar horas e horas estudando sem ter momento de descanso, porque senão não rende. Vai chegar algum momento que não vai funcionar e vai acabar mais atrapalhando do que ajudando”, disse a aluna.
Questionada sobre os próximos passos, ela comenta que vai usar a nota para tentar vaga em universidades federais e estudais que oferecem o curso de Medicina no estado.
Como consultar resultado do Enem 2023
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já está disponível para consulta na Página do Participante, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para acessar o resultado do Enem 2023, é necessário primeiro acessar a Página do Participante.
Acesse aqui a página do participante
Depois, clique em “Página do Participante – entrar com gov.br”.
Insira seu CPF, clique em “Continuar”, coloque sua senha e selecione “Entrar”.
Clique na aba “Resultado” e selecione a opção correspondente a 2023.
Os treineiros (alunos que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar seus conhecimentos) devem ter suas notas divulgadas em até 60 dias.
Sobre o Enem
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, pois permite a seus participantes concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, e até a financiamento e bolsas privadas, além de também ser aceito em dezenas de instituições internacionais.
As provas foram aplicadas em 5 e 12 de novembro na versão regular do exame, e em 12 e 13 de dezembro na versão PPL (para pessoas privadas de liberdade) e reaplicação.
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.
[ad_2]
Fonte: G1