[ad_1]
Polícia Federal deve cumprir dez mandados de busca e apreensão, em Brasília e Rio de Janeiro https://www.terra.com.br/noticias/brasil/policia/lesa-patria-deputado-carlos-jordy-e-alvo-de-busca-e-apreensao,e096b1b163cb4317ae122e551ba9914eyxwcpcx3.html?utm_source=clipboard
O Deputado Carlos Jordy (PL-RJ) é um dos alvos da 24ª fase da Operação Lesa Pátria, que apura os atos de 8 de janeiro de 2023. A informação é do O Globo. Ao todo, devem ser cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal, sendo oito no Rio de Janeiro, e dois no Distrito Federal.
De acordo com a PF, o objetivo da operação é identificar aqueles que planejaram, financiaram e incitaram atos antidemocráticos, que ocorreram entre outubro de 2022 e o início do ano passado, no interior do estado do Rio de Janeiro.
Os atos começaram logo após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas. Nessa época, apoiadores do então presidente bloquearam rodovias, queimaram pneus, e ocuparam portas de quartéis, até o dia 8 de janeiro, quando invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília e os depredaram.
Nesse período, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro inconformados com a vitória eleitoral e a posse do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva bloquearam rodovias, ocuparam portas de quartéis e, em 8 de janeiro de 2023, depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília.
“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime”, afirma a Federal em nota.
As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas.
Fonte: Terra
[ad_2]
Fonte: RJ News Notícias