[ad_1]
A produção de veículos em geral caiu 1,9% em 2023, em relação ao ano anterior. A produção de veículos leves cresceu 1,3%, enquanto a produção de veículos pesados caiu 37,5%. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (10) em coletiva da Anfavea, a Associação Dos Fabricantes de Veículos Automotores.
De acordo com o vice-presidente da Anfavea, Marcio Lima, a queda na produção de caminhões é explicada pelos custos mais elevados das novas tecnologias de controle de emissões.
O emplacamento de veículo leves cresceu 9,7% em 2023 em comparação com o ano de 2022. Foram emplacados mais de 2,3 milhões de veículos.
A Anfavea estima, para 2024, um aumento de 6,1% no emplacamento de veículos leves e pesados, além de aumento nas exportações de 0,7%.
Para o vice-presidente da entidade Marcio Lima, a expectativa é que nos próximos anos o emplacamento de veículos leves volte a 3 milhões.
Já as exportações de veículos leves caíram 16% em 2023, muito em função da queda na demanda da Argentina, Colômbia e Chile. Por outro lado, o México dobrou sua participação como destino de veículos leves produzidos no Brasil.
[ad_2]
Fonte: Notícias ao Minuto