[ad_1]
CNN
–
Aqui está uma olhada na vida do ex-rei da Espanha.
Data de nascimento: 5 de janeiro de 1938
Local de nascimento: Roma, Itália
Nome de nascença: Juan Carlos Alfonso Victor Maria de Borbón e Borbón
Pai: Don Juan de Borbon y Battenburg, conde de Barcelona, terceiro filho do rei Alfonso XIII da Espanha
Mãe: Dona Maria de las Mercedes de Borbon y Orleans, Princesa das Duas Sicílias e Condessa de Barcelona
Casado: Princesa Sofia da Grécia (14 de maio de 1962 até o presente)
Crianças: Infanta Elena de Espanha, Elena Maria, Isabel, Dominica de Silos de Borbon y Grecia, Duquesa de Lugo, dezembro de 1963; Infanta Cristina das Astúrias, Cristina Federica Victoria Antonia de la Santísima Trinidad de Borbón y Grecia, Duquesa de Palma de Maiorca, junho de 1965; Príncipe das Astúrias, Felipe Juan Pablo Alfonso e de la Santísima Trinidad e de Todos os Santos de Borbón e Grécia, janeiro de 1968
Educação: Marianista, Friburgo, Suíça; Instituto San Isidro, Madrid, Espanha; Colégio dos Órfãos da Marinha, Espanha; Academia Militar de Saragoça, Saragoça, Espanha; Colégio Naval, Marín, Espanha; Academia Aérea Espanhola, San Javier, Espanha; Universidade de Madri, Espanha
Militares: Exército Espanhol, Marinha Espanhola, Força Aérea Espanhola
A Família Real Espanhola paga imposto sobre o rendimento por disposição constitucional e vive num pavilhão de caça convertido, o Palácio da Zarzuela, por opção.
O Palácio Real, o Palácio Real, em Madrid é utilizado para eventos formais, como visitas de chefes de estado.
Visitou os Estados Unidos pela primeira vez em 1958, durante o treinamento como aspirante naval a bordo do Juan Sebastian Elcano.
Trineto da Rainha Vitória, primo distante da Rainha Elizabeth II e do Príncipe Philip.
Tanto o Rei Juan Carlos quanto a Rainha Sofia são descendentes da Rainha Vitória.
Parente distante do rei Fernando e da rainha Isabel da Espanha do século XV.
1947 – A Lei de Sucessão do Generalíssimo Francisco Franco declara que a família real espanhola será restaurada ao poder após sua morte.
1948 – Faz a primeira viagem à Espanha, depois que Franco e Don Juan de Borbon concordam em dar educação espanhola ao herdeiro aparente.
1960 – Conclui o treinamento militar e se torna o primeiro oficial espanhol a ocupar o posto de tenente nos três ramos das Forças Armadas.
Agosto de 1962 – Durante sua lua de mel, visita os Estados Unidos e encontra-se com o presidente dos EUA, John F. Kennedy.
1969 – Investido como príncipe herdeiro e designado sucessor de Franco.
22 de novembro de 1975 – Coroado Juan Carlos I, Rei da Espanha, dois dias após a morte de Franco e restaura a monarquia espanhola após um interregno de 44 anos.
1 a 4 de junho de 1976 – Primeiro monarca espanhol reinante para visitar os Estados Unidos. Ele conhece com o presidente dos EUA, Gerald Ford.
1977 – Promulga reformas políticas que levam às primeiras eleições democráticas desde 1936.
1978 – A adoção de uma nova constituição confere à monarquia mais do que um papel titular ou cerimonial no governo.
Fevereiro de 1981 – Uma tentativa de golpe é bloqueada quando as forças leais ao rei se recusam a aderir à rebelião.
2000 – Comemora seu 25º aniversário no trono.
11 de março de 2004 – Dirige-se à nação e visita os feridos após a explosão de 10 bombas em quatro trens suburbanos durante a hora do rush em Madri.
10 de novembro de 2007 – Diz ao presidente venezuelano Hugo Chávez: “Por que você não cala a boca?” (¿Por qué no te callas?), durante a Cúpula Ibero-Americana em Santiago, Chile.
8 de maio de 2010 – Foi removido um tumor do pulmão direito, que se revelou benigno.
8 de agosto de 2010 – Com a Rainha Sofia, recebe a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, e a sua filha mais nova, Sasha, no palácio de verão na ilha de Maiorca.
14 de abril de 2012 – É submetido a uma cirurgia de substituição da anca após uma queda durante uma viagem ao Botswana. Ele é readmitido no final do mês para “reduzir uma luxação” do quadril. Ele passou por outra cirurgia no quadril em novembro de 2012.
Julho de 2012 – É afastado do cargo de presidente honorário do World Wildlife Fund (WWF) – Espanha depois que sua viagem de caça a elefantes em abril em Botsuana foi amplamente criticada. “Embora não seja ilegal, a caça foi amplamente considerada incompatível com a posição do rei à frente da WWF-Espanha”, afirmou o grupo num comunicado. Ele ocupava o cargo honorário desde 1968.
3 de março de 2013 – Está internado para cirurgia de hérnia de disco. Enquanto ele se recupera, ocorre um pequeno incêndio no hospital, mas ele não é afetado.
Setembro de 2013 – É submetido a uma terceira cirurgia de quadril em Madrid para substituir a articulação infectada.
2 de junho de 2014 – Anuncia que está abdicando em favor de seu filho, o príncipe Felipe.
18 de junho de 2014 – Abdica formalmente.
14 de janeiro de 2015 – A 12 regras do painel de juízes Juan Carlos deve enfrentar um processo de paternidade – por uma mulher belga alegando que ele é seu pai – perante o Supremo Tribunal do país. Ingrid Sartiau, de Bruxelas, alega que a sua mãe e Juan Carlos tiveram um relacionamento no final de 1965, e ela nasceu, em consequência, em agosto de 1966. Nessa altura, Juan Carlos era casado, mas ainda príncipe.
11 de março de 2015 – O Supremo Tribunal de Espanha rejeita o processo de paternidade contra Juan Carlos.
29 de novembro de 2016 – Participa do serviço memorial do ex-líder cubano Fidel Castro.
2 de junho de 2019 – Aposenta-se oficialmente da vida pública.
8 de junho de 2020 – O Supremo Tribunal de Espanha anuncia uma investigação sobre Juan Carlos por possíveis crimes envolvendo um suposta transferência de 100 milhões de dólares do rei saudita em 2008 para um projeto ferroviário de alta velocidade na Arábia Saudita. A Suíça também está investigando o contrato.
3 de agosto de 2020 – Deixa a Espanha em meio ao escrutínio de supostas transações financeiras. Numa carta ao filho, o rei Felipe VI, Juan Carlos escreve que tomou a decisão de partir “diante da repercussão pública que estão gerando certos acontecimentos passados da minha vida privada”.
Dezembro de 2021 – Os promotores suíços retiram as acusações contra Juan Carlos relacionadas ao projeto ferroviário saudita.
Março de 2022 – Os promotores espanhóis encerram as investigações sobre Juan Carlos e não apresentam acusações.
19 de maio de 2022 – Residente nos Emirados Árabes Unidos desde o seu exílio autoimposto, Juan Carlos viaja para Espanha pela primeira vez desde que fugiu há quase dois anos.
6 de outubro de 2023 – O Supremo Tribunal de Londres rejeita uma ação movida pela sua ex-amante, Corinna Zu Sayn-Wittgenstein, que acusa Juan Carlos de coordenar uma campanha de assédio e vigilância contra ela. Juan Carlos negou as acusações.
[ad_2]
Fonte: CNN