[ad_1]
Forró é o principal ritmo que embala as festas de São João no Nordeste, e professores ensinaram como dançar o arrasta pé, o baião, o forró romântico (ou estilizado) e o piseiro. Aprenda a dançar quatro estilos de forró para as festas juninas
Seja pra dançar sozinho ou agarradinho, o forró é o principal ritmo que embala as festas de São João no Nordeste. Para garantir que você vai fazer bonito na festa junina, o g1 procurou professores de dança para ensinar como dançar os principais estilos de forró.
Existem diversos jeitos de dançar forró, como o arrasta pé, o baião, o forró romântico (ou estilizado) e o piseiro. Os professores Soneca e Hercília explicam como dançar cada estilo (assista no vídeo acima).
Professores ensinam a dançar Arrasta Pé
TV Cabo Branco/Reprodução
Arrasta Pé
Os professores comentam que o forró arrasta pé é democrático, simples e fácil. Além disso, esse estilo de dança tem a marcação “um, dois, um, dois”, como se o dançarino estivesse marchando.
Como dançar
O condutor precisa ficar de frente para o seu parceiro;
Abraçá-lo; e
Ir se movendo e marchando na pulsação da música. Com o passar da música, os forrozeiros podem ir girando para os lados ou adicionando outros movimentos. Os professores dizem que o segredo é não parar de marcar o tempo da música com a marcha.
De pastel de pamonha a drink de ‘leite de onça’: conheça comidas ‘diferentonas’ do São João de Campina Grande
Professores ensinam a dançar Baião
TV Cabo Branco/Reprodução
Forró Baião
O forró baião é conhecido por ser o ritmo que Luiz Gonzaga expandiu para o mundo. Soneca e Hercília explicam que o forró baião remete à alegria, aos festejos e à diversão.
Eles explicam que existe mais de um jeito de dançar o baião. De acordo com eles, existe o baião que se dança mais juntinho e o baião que é mais rápido.
Como dançar
A base do baião é bem simples: “abriu, juntou, abriu, juntou”. É como se fosse um para lá e um para cá.
Professores ensinam a dançar Forró Romântico
TV Cabo Branco/Reprodução
Forró Romântico
Também chamado de forró estilizado, forró eletrônico ou forró das antigas, o forró romântico marcou os anos 90 e 2000 e foi influenciado por outros estilos musicais como o jazz e ballet.
Além disso, o forró romântico é caracterizado por suas movimentações elegantes e giros.
Como dançar
No forró romântico, é usada a base diagonal, uma técnica de giro que é muito usada neste tipo de dança. Com os pés paralelos, o dançarino leva uma das pernas de forma diagonal e continua a dança, mantendo a postura reta.
Professores ensinam a dançar Piseiro
TV Cabo Branco/Reprodução
Piseiro
Um dos vários ritmos que foram abraçados por todo o Brasil ao longo dos anos. É um ritmo que é muito caracterizado pela marcação do samba.
Além disso, o piseiro usa o miudinho que usa a base do xote, mas com um ritmo que tem uma levada muito puxada para o samba.
Como dançar
Sozinho
Para dançar sozinho, o forrozeiro precisa iniciar o miudinho e marcar o tempo da música. O miudinho é feito realizando uma marcação na ponta dos pés com destaque no quadril.
Na ponta do pé, o forrozeiro dá uma remexida no quadril. Uma hora a perna esquerda, outra hora a perna direita.
Em dupla
Para dançar o piseiro em dupla, é necessário espelhar os movimentos do parceiro;
Toda a vez que os forrozeiros se juntarem, eles precisam continuar marcando o ritmo da música com a perna contrária do parceiro.
Caso os forrozeiros não consigam fazer o miudinho, Soneca e Hercília explicam que é possível fazer o básico “dois pra lá, dois pra cá” usando mais o quadril. Os professores lembram que o importante é se divertir.
Aprenda os tipos de forró e os diferentes passos desse ritmo junino
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
[ad_2]
Fonte: G1