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O pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera, em São Paulo, recebe nos dias 21, 22 e 23 de junho o maior festival de café do Brasil. Com presença de algumas das torrefações mais conceituadas do país, o evento tem degustações, aulas, palestras e shows, entre outras atividades.
Ao todo, participam do São Paulo Coffee Festival mais de 130 marcas, cada uma com atividades, lançamentos e promoções específicas, o que pode deixar o público sem saber o que priorizar.
Por isso, o Café na Prensa selecionou alguns destaques do evento. Confira abaixo 12 das atrações mais interessantes que as cafeterias, marcas e empresas levarão ao festival.
O produtor Luiz Paulo Pereira, fundador da CarmoCoffees, leva seus cafés raros e premiados para o pavilhão da Bienal pela primeira vez —ele não costuma frequentar os eventos do setor no Brasil. A Luiz Paulo Selection, marca de cafés torrados que o produtor lançou para comercializar seus grãos em solo nacional, deve ser um dos mais disputados estandes —ou “joalheria de café”, como ele define. Muito procuradas por baristas que buscam o café perfeito para disputa de campeonatos, as fazendas Irmãs Pereira e Santuário Sul, de Luiz Paulo, são conhecidas por serem um laboratório de grãos exóticos e com alta complexidade sensorial. Além de geishas com avaliação acima de 90 pontos, Luiz Paulo levará poucas unidades do Eugenioides, uma rara espécie de café. A presença no São Paulo Coffee Festival é uma oportunidade única que o consumidor final tem para conhecer diretamente os grãos do renomado produtor.
Negroni de café na Nespresso
A Nespresso lança no festival a campanha Unforgettable Recipes e vai aproveitar para apresentar várias receitas cafeinadas, que podem ser degustadas pelo público. A bebida servida vai variar de acordo com o horário. Pela manhã, macchiato de avelã; no almoço, suco de laranja com café; e no final da tarde, negroni de café.
A paulistana Coffee Lab, cafeteria-escola que foi uma das pioneiras no mercado de cafés especiais e é uma referência em cursos da área, levará uma escolinha para o pavilhão da Bienal. Haverá miniaulas de cerca de 1 hora de duração, gratuitas e mediante inscrição ou ordem de chegada. A “cantina” da escola servirá sorvete, leitinho da vovó, bolos gelados e um blend especial de espresso, feito exclusivamente para o evento. O Lab venderá ainda um kit de degustação no qual o consumidor poderá comparar café especial com tradicional enquanto assiste a um video da barista Isabela Raposeiras, dona do Coffee Lab.
Pato Rei dá 50% de desconto em geisha do Luiz Paulo
A cafeteria paulistana venderá um dos seus melhores grãos pela metade do preço (de R$ 120 por R$ 60). Trata-se de um café cultivado na Mantiqueira de Minas por Luiz Paulo Pereira, da CarmoCoffees, com notas florais e de mamão. O Pato Rei ainda repetirá uma ação que fez sucesso no ano passado: a pescaria de pato junino. E sorteará uma rifa valendo um brunch e um vinho.
Origami traz campeão de filtrados ao Brasil
O barista chileno Carlos Medina, campeão mundial de preparo de cafés filtrados em 2023, estará no estande da Origami, fabricante de coadores que será lançada no Brasil durante o São Paulo Coffee Festival. A marca, muito utilizada por baristas em competições, chega ao país pelas mãos da importadora Casa Bueno e de Melissa Hsu.
Torrador de amostra do Campeonato Mundial de Torra chega ao Brasil
O especialista Edgard Bressani apresenta no São Paulo Coffee Festival o torrador Link. Desenvolvido na Nova Zelândia, o equipamento que chega agora ao Brasil é portátil, 100% elétrico, permite alta personalização e promete um uso facilitado —ou seja, faz com que se consiga torrar sem ser propriamente um mestre de torra. O torrador estará disponível no estande da Grassy Caffè.
Renan Dantas lança marca de café
O barista Renan Dantas, da Oficina do Barista, lança o Dantas Café, marca por meio da qual ele faz curadoria de grãos para o consumidor final. Três vezes finalista do Campeonato Brasileiro de Barista, Dantas trabalha há mais de 10 anos no setor. O primeiro kit de café já está em pré-venda.
O músico Lucas Lima, geek de café e figurinha carimbada em eventos do setor, estará na sexta-feira, primeiro dia de São Paulo Coffee Festival, no estande da Nescafé, empresa da qual é embaixador e com a qual ele lançou seu próprio café no ano passado, o Nescafé Gold Maestro de Torra.
Em parceria com a Italac, a marca de café gourmet realiza um campeonato de latte art ao longo dos três dias de evento. O estande da empresa ainda terá degustações de cafés e de drinks cafeinados.
Orfeu monta torrefação no meio da Bienal
Assim como na edição de 2023 do São Paulo Coffee Festival, a Orfeu montará uma torrefação no meio do pavilhão da Bienal na qual o consumidor poderá acompanhar a torra e ainda levar para casa o café que viu ser torrado.
Academia do Café lança clube de assinatura
A cafeteria de Belo Horizonte prepara um clube de assinatura de cafés para lançar durante o São Paulo Coffee Festival. O estande da Academia ainda terá sorteios e venda de microlotes premiados.
Abic faz etapa do campeonato de blends
O estande da Abic sediará ao longo do evento a etapa São Paulo do Campeonato Brasileiro de Blends de Café. A associação também participa do evento com palestras e degustações nos demais espaços do SPCF.
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Fonte: Folha de São Paulo