[ad_1]
Adoro massa recheada.
Capelete, ravióli, sorrentinos. Recheio de carne, de queijo, de espinafre de cogumelos.
A questão é que essas massas, compradas de grandes marcas nos supermercados, deixam muito a desejar no sabor.
Quando você procura um pastifício de qualidade, o preço está lá nas alturas.
Fazer o quê? Preparar massa caseira exige habilidade, dá um trabalho dos infernos e requer equipamentos caros, como a máquina de abrir macarrão.
A solução é fazer o recheio e colocá-lo num macarrão próprio para isso. Pode ser rigatoni (cilíndrico) ou lumaconi (“caramujos grandes”, em italiano –é como um rigatoni dobrado em “u”).
Para esta receita, escolhi o formato conchiglioni, que também lembra a concha do caramujo.
Essa massa é relativamente fácil de ser encontrada em restaurantes –onde é invariavelmente recheada de quatro queijos. Resolvi fazer diferente.
Adaptei para o conchiglioni uma especialidade do norte da Itália: o tortelli de abóbora (chamado de tortéi pelos colonos do sul do Brasil) com manteiga de sálvia.
Moleza de fazer. O principal do recheio é a abóbora cabotiá, que você corta em cubos e assa até ficar macia. Pode usar a air fryer.
Os italianos misturam amaretti (biscoitos doces de amêndoas) e compotas de frutas ao recheio de abóbora. Acho doce demais.
No meu recheio, além da abóbora, vão ricota, parmesão, sal, pimenta e noz-moscada.
Você pode comprar a ricota pronta, mas fazer em casa é fácil demais e fica muito melhor, mais fresca impossível. É só aquecer o leite, misturar suco de limão e coar.
O molho –se é que podemos chamá-lo assim– é apenas manteiga derretida com folhas de sálvia.
As conchas com abóbora são deliciosas, mas têm sabores marcantes, no sentido de que pode ficar enjoativo se você comer muito. Por isso, sugiro servir porções comedidas, como entrada ou acompanhamento de um prato de carne.
CONCHIGLIONI RECHEADO COM ABÓBORA E RICOTA
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
300 g de abóbora cabotiá sem casca, em cubos
1 colher (sopa) de azeite
500 ml de leite integral
Suco de ½ limão
50 g de parmesão ralado
200 g de macarrão conchiglioni
70 g de manteiga sem sal
Sálvia fresca a gosto
Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
Modo de fazer:
-
Sobre uma folha de papel-alumínio, tempere a abóbora com sal, pimenta e azeite. Feche o embrulho e asse a 200 ºC por 1 hora.
-
Faça a ricota. Aqueça o leite e desligue o fogo quando for ferver. Misture uma pitada de sal e o suco de limão. Deixe descansar, coberto por um pano, por meia hora. Coe numa peneira forrada ou no coador de café até ficar um creme espesso.
-
Se optar pela ricota pronta, use 150 g e pule a etapa 2.
-
Amasse a abóbora e misture a ricota e o parmesão. Ajuste o sal e tempere com nós-moscada ralada.
-
Cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem. Escorra e transfira para uma tigela de água com gelo, deixando esfriar a massa para manuseá-la.
-
Aqueça o forno a 200 ºC. Recheie as conchas com a abóbora e as acomode num refratário. Derreta a manteiga com a sálvia e regue tudo com esse molho.
-
Salpique a travessa com mais queijo ralado e leve ao forno até aquecer.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
[ad_2]
Fonte: Folha de São Paulo