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A Sapadaria é uma padaria artesanal criada em 2020 que funciona sob encomenda na cidade de São Paulo. O nome é uma fusão entre as palavras “sapatão”, gíria para lésbica, e padaria. Isso porque a dona do negócio, a chef Catharina Fischer, é uma mulher homossexual.
Durante a pandemia, a chef, que trabalhou em restaurantes como D.O.M, Dalva e Dito e Kouzina, decidiu ter o próprio estabelecimento. Em pleno isolamento social, ela pediu demissão de seu antigo emprego e abriu a Sapadaria em parceria com a antiga namorada. Seu objetivo era fundir o ativismo na causa LGBTQIA+ com o desejo de trabalhar com produtos autorais.
No começo, a padaria tinha uma produção total de seis pães por dia. Atualmente, o negócio saiu da escala caseira e possui infraestrutura para produzir centenas diariamente. O negócio possui duas funcionárias. Catharina é CEO, compradora, cozinheira, administradora, vendedora e entregadora. Já Thaís, sua namorada, trabalha produzindo as fotos profissionais e cuidando das redes sociais da marca.
A Sapadaria, atualmente, trabalha fornecendo produtos para restaurantes, bares, cafés e bufês e, às sextas-feiras, entrega fornadas para clientes que pedirem via WhatsApp. Também é possível contratar o serviço para coffee breaks, eventos e feirinhas corporativas.
A loja está em um momento de expansão, com novos clientes chegando todos os dias. O próximo desafio da Sapadaria é abrir uma loja física e, para isso, está em busca de investidores. Há também o plano de criar um modelo de negócios para franquear a marca em outras cidades do Brasil.
Fazem parte do menu quitutes como pães de fermentação natural, focaccias, cinnamon rolls e brownies. Para o mês de junho, quando se comemora o Orgulho LGBTQIA+, a chef está preparando o lançamento de um novo cardápio.
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Fonte: Folha de São Paulo