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A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo lançou, nesta terça-feira (2), a plataforma Porta de Entrada para contratar artistas independentes. O objetivo da pasta é agilizar trâmites burocráticos na hora de selecionar profissionais e facilitar o acesso a programas culturais.
Para isso, a plataforma vai reunir todos os editais, cursos e programas de fomento abertos para que o usuário possa escolher aquele pelo qual mais se interessa.
A ideia é também centralizar na ferramenta todas as comunicações entre os artistas e a gestão municipal. Antes, ela era feita por meio de troca de emails ou em mensagens nas redes sociais.
Segundo Aline Torres, secretária de Cultura, esse método aumentava as chances de erros enquanto mensagens importantes podem se perder. “A gente também vai fazer com que o dinheiro chegue mais rápido na mão dos artistas”, diz ela, acrescentando que a demora pode acontecer justamente por problemas de comunicação.
A demora nos pagamentos é uma das principais críticas de parte do setor cultural paulistano.
No mês passado, centenas de trabalhadores da cultura protestaram no centro da capital alegando atrasos de meses no pagamento a artistas contratados pela prefeitura. A manifestação foi organizada pela Frente Única dos Trabalhadores da Cultura.
A nova plataforma, diz Torres, ajudará a resolver esse gargalo. “O Porta de Entrada vem com essa função de otimizar o processo e fazer com que o dinheiro chegue na ponta mais rapidamente.” De acordo com a Secretaria de Cultura, a iniciativa custou R$ 500 mil.
Para cadastrar uma proposta cultural na ferramenta, os interessados precisam fazer um cadastro e incluir informações sobre o projeto, como o nome e o valor para realizá-lo.
Uma vez concluída essa etapa, o projeto é avaliado por diferentes instâncias da secretaria, como pelos departamentos jurídico e financeiro.
Todas as etapas da tramitação serão informadas ao artista por meio da plataforma. “A ideia é dar mais transparência ao processo”, diz a secretária.
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Fonte: Uol