[ad_1]
O bacalhau espiritual, receita famosa para datas festivas, é boa opção para fazer bonito e economizar no almoço de Páscoa em família, aproveitando as aparas desfiadas do peixe. O sabor potente da proteína faz com que uma pequena quantidade seja suficiente para realizar muitos preparos saborosos.
A ideia de aproveitar partes menos nobres de peixes também acontece em estabelecimentos de alto padrão, como o restaurante A Bela Sintra, onde um prato como o bacalhau espiritual, em porção individual, custa R$ 171. A receita é da chef da casa, Patricia Bettencourt.
Para ela, há um truque para deixar o bacalhau desfiado bem suculento. “Coloco em uma panela com água, pimenta em grãos, folhas de louro e um fio de azeite. Depois de uma ligeira ferventada, fica delicioso.”
Confira preparo a seguir:
Bacalhau Espiritual
Por Patricia Bettencourt, chef do A Bela Sintra
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
- 500 g de bacalhau dessalgado e desfiado
- 200 g de manteiga
- 500 g de cebola ralada
- 300 g de cenoura ralada
- 250 g de farinha de trigo
- 1 litro de leite
- 500 ml de creme de leite fresco
- ½ noz moscada ralada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Parmesão ralado para polvilhar
Modo de preparo
Refogue o bacalhau na manteiga, com a cebola e a cenoura. Aos poucos, acrescente a farinha de trigo previamente diluída no leite, o creme de leite, a noz-moscada, sal e pimenta. Mexa até obter consistência de creme, desligue e passe para um refratário. Polvilhe com parmesão e leve ao forno para gratinar.
[ad_2]
Fonte: Folha de São Paulo