[ad_1]
Danilo Funke é confirmado candidato majoritário da esquerda em Macaé
Considerado como único pré-candidato da esquerda em Macaé (PL está fora e o PDT na corda bamba), para o cargo majoritário das eleições municipais, o ex-vice prefeito Danilo Funke (PSB) foi lançado oficialmente, em convenção partidária realizada no último sábado (3), no Personal Hotel. Com ele, formando a chapa para vice-prefeito, o médico Dr. Flávio Cesário e mais 18 candidatos a vereadores. Danilo Funke poderá ser a surpresa nas urnas, pois sua candidatura vem crescendo ultimamente, junto ao eleitora de servidores e professores municipais. “Estamos prontos para levar aos macaenses nossas propostas e projetos, defendo uma alternativa política ao sistema que não atende aos que mais precisam em Macaé”, disse Danilo. Os nomes lançados na proporcional são: Bárbara Rosário, Cris Pires, Elaine Aprígio, Jaqueline Amaral, Mariah Carvalho, Melissa Maxine (Mel), Aurélio Bolinho, Carlos Mothe, Dídimo, Joelson Nunes, Josafá da 101, Lázaro Ribeiro, Vigilante Luís Américo, Michel Alegria, Noel Macedo, Marcelão Bombeiro, George Fonseca e Marquinhos da Saúde.
PDT homologa os nomes de Aluizio e Carlos Emir
O PDT homologou sua nominata de pré-candidatos a prefeito, vice e de vereadores para as eleições de 2024, nesta segunda-feira (5), no Hotel Golden Tulip Macaé e confirmou o nome do ex-prefeito Dr. Aluizio Junior na cabeça da chapa para reeleição. Para a pré-candidatura de vice selou o nome do médico cardiologista Carlos Emir Mussi Junior. De acordo com o presidente do diretório municipal do PDT, Mauro Maia, o evento transcorreu conforme a pauta registrada no edital de convocação. Segue a relação de pré-candidatos para a Câmara Municipal: Neide Baiana, Marcinha, Débora do HPM, Zezé Girassol, Mauro Maia, Adrian Mussi, Ronaldo Mota, Dr. Felipe Brune, Gel do Visconde, Missionário Thiago Aguiar, Tito, Luiz Isquierdo.
Aluizio pode estar impedido de concorrer ao pleito 2024
Não podemos esquecer o fato do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), ter condenado no último mês de junho, o réu Aluízio dos Santos Junior, pela prática dos atos de improbidade administrativa a perda da função pública de prefeito municipal, e a suspensão de direitos políticos pelo prazo de 14 (quatorze) anos, bem como, nas despesas processuais. Com esta decisão, o então pré-candidato a Prefeito, estaria impedido de concorrer nas próximas eleições (2024) no município de Macaé. A sentença cabe recurso aos Tribunais Superiores, mas esta decisão teria que ser reformada até a data do registro de candidatura, fato tido como improvável por especialistas da área. Enfim, vamos aguardar pra ver como é que fica.
Mais de 1,4 milhão de eleitores PcDs estão aptos a votar em 2024
Neste ano, mais de 1,45 milhão de eleitores (as) com deficiência (1.451.846) poderão votar nas eleições municipais a serem realizadas em outubro em todo o país. Esse é o maior número registrado nos últimos anos para esse segmento do eleitorado, que em 2020, tinha 1,15 milhão de pessoas PcDs. Com o crescimento, a Justiça Eleitoral ampliou as seções com acessibilidade. Desse total (1,45 milhão), 471.856 pessoas declararam ter deficiência de locomoção. Uma das preocupações da JE é garantir que os locais onde o eleitorado com e sem deficiência ou mobilidade reduzida será recepcionado sejam livres de quaisquer barreiras arquitetônicas. Por isso, neste ano, 180.191 seções principais com acessibilidade estarão em funcionamento em todo o país. O Rio de Janeiro possui 99.500 eleitores PcDs.
Preferência garantida na hora de votar
Nas eleições deste ano, dezenas de segmentos têm preferência para votar. A lista desses eleitores (as) consta do artigo 100 da Resolução TSE nº 23.736/2024, que trata dos atos gerais do processo eleitoral para o pleito deste ano. A preferência é garantida às pessoas com mais de 80 anos. Além destas, existe uma gama de pessoas preferenciais, independentemente do momento de chegada à seção eleitoral, são eles (as): Candidatas e candidatos, juízas e juízes eleitorais e auxiliares de serviço, servidores (as) da Justiça Eleitoral, promotores (as) eleitorais, policiais militares em serviço, idosas (os) com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência (PcDs) e mobilidade reduzida, pessoas enfermas ou com transtorno do espectro autista (TEA), obesos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e doadoras de sangue. A preferência para votar se estende ao acompanhante ou ao atendente pessoal, ainda que essa pessoa não vote na mesma seção eleitoral do titular da prioridade mencionada. E mais: As pessoas doadoras de sangue terão direito à prioridade para votar após todos os demais beneficiados na lista prévia, mediante apresentação de comprovante de doação, com validade de 120 dias.
Nas eleições municipais não há voto em trânsito
O primeiro turno das Eleições 2024 ocorre no dia 6 de outubro e o segundo turno, onde for necessário, em 27 de outubro. Porém, atenção: Ao contrário das eleições para presidente da república e governador, nos pleitos municipais, não existe a possibilidade do voto em trânsito. Portanto, quem não estiver no seu domicílio eleitoral (lugar onde mora ou tem vínculos) e não puder votar deverá justificar a ausência no dia da votação. A justificativa deve ser apresentada pelo e-Título, o aplicativo da Justiça Eleitoral. No dia da eleição, também é possível imprimir o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (formato PDF) e entregá-lo preenchido nas mesas receptoras de votos ou de justificativas instaladas pelos tribunais regionais eleitorais e pelos cartórios eleitorais, no dia das eleições. Outra opção é preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós eleição) até 60 dias após cada turno e entregá-lo em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo pelos Correios à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Mas atenção: esse requerimento é diferente daquele preenchido no dia da eleição.
Rapidinhas…
#Acabou o prazo para realização das convenções partidárias – De acordo com o?calendário eleitoral, terminou nesta segunda-feira (5), o prazo para os partidos políticos e as federações realizarem convenções para a escolha das candidatas e dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições 2024. A data também é o prazo limite para as legendas deliberarem sobre a formação de coligações para o pleito de outubro. Agora, os partidos têm até o dia 15 de agosto para solicitarem o registro das candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador.
#Mulheres são maioria do eleitorado – Dados das Eleições Municipais de 2024 divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que as mulheres representam a maioria do eleitorado brasileiro: 81.806.914 eleitoras, o que equivale a 52,47% do total. Os homens, por sua vez, totalizam 74.076.997 eleitores (47,51%).
#Rádio e TV proibidas de veicular propaganda política – A partir desta terça-feira (6) e de acordo com o Calendário Eleitoral de 2024, as emissoras de rádio e de televisão estão proibidas de dar tratamento privilegiado a candidata, candidato, partido político, federação ou coligação, inclusive sob a forma de retransmissão de live eleitoral. Essa vedação, assim como as demais, abrange a programação normal e o noticiário das emissoras. A proibição se estende à propaganda política, bem como veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica voltada especificamente aos candidatos, partidos ou coligações, mesmo que dissimuladamente.
#Mulheres são maioria nos municípios – A distribuição geográfica do eleitorado revela que, em quase 62% dos municípios brasileiros, as mulheres são maioria, totalizando 3.432 localidades onde o eleitorado feminino supera o masculino. Em contraste, 38% dos municípios, ou 2.126 localidades, têm a maioria de homens votantes.
#Macaé poderá ter segundo turno para a prefeitura – Em 2024, 103 localidades poderão decidir a eleição na segunda etapa do pleito. São municípios que contam com mais de 200 mil eleitoras e eleitores registrados. Isso quer dizer que, nesses lugares, a disputa para o cargo de prefeito pode ser decidida em uma segunda etapa do pleito, se nenhuma das candidaturas as ou nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta dos votos na primeira fase da votação. Um eventual 2º turno acontecerá no dia 27 de outubro somente para prefeito.
#E o João Lemos PL Macaé, hein? – Foi para a Superintendência das secretarias das cidades, a convite do governador Cláudio Castro!!!! rsrsrs…
# Informações para este Blog – Podem ser enviadas para os endereços: [email protected] – (22) 992775440 – WhatsApp Business.
____________________
Por aqui Lourdes Acosta.
Jornalista Profissional
DRT/MTE 911 MA.
Macaé, 06/08/2024.
[ad_2]
Fonte: RJ News Notícias