[ad_1]
As festas juninas são uma daquelas ocasiões que nos mostram que, no fundo, não há quem não aprecie comidas preparadas com vegetais.
O milho vira rei e nos presenteia com pamonha, curau, canjica, bolo e pipoca. O amendoim reitera a máxima de que menos é mais: triturado e combinado com açúcar, transforma-se em paçoca, que derrete na boca tal qual areia no mar. E, embora eu nunca tenha sido fã, não posso me esquecer de mencionar a maçã do amor, que deve ser uma das comidas que mais quebram dentes em território nacional.
O caldo verde por pouco não entra na lista das comidas vegetarianas de junho, mas basta substituir a linguiça que todo o resto se arranja. E já que estamos enaltecendo os vegetais, por que não aproveitar para enriquecer o caldo com legumes para além da batata?
Na receita de hoje vamos adicionar sete vegetais e legumes ao caldo verde: couve-flor, abobrinha, alho-poró, cebola, alho, couve e, claro, batata. E, no lugar da linguiça, vamos finalizar o prato com cubinhos de tofu temperados com páprica defumada, um tempero que funciona muito bem quando queremos a presença do sabor marcante dos enchidos.
Vamos à receita.
CALDO VERDE DOS 7 VEGETAIS
Ingredientes
2 cebolas picadas em cubos rústicos
1 alho poró pequeno, cortado em rodelas
1 abobrinha, descascada e cortada em rodelas de 1 dedo de espessura
½ couve-flor, cortada em floretes
4 batatas médias, cortadas em meia rodelas
10 folhas de couve, finamente fatiadas
1 litro de água
Sal, pimenta preta e azeite a gosto
Substituto da linguiça
3 dentes de alho, descascados e cortados em fatias finas
100 g de tofu, cortado em cubinhos
½ colher de chá de páprica defumada
1 colher de chá de agave
Sal e azeite a gosto
Preparo
-
Refogue a cebola e o alho-poró com azeite e sal. Quando começar a dourar, adicione a abobrinha e a couve-flor. Refogue por mais 5 minutos, até os legumes ficarem dourados.
-
Junte as batatas. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe por 20 minutos ou até os legumes amolecerem. Triture até obter um creme e corrija o sal caso necessário. Se o caldo ficar muito denso, alongue com mais água. Volte o caldo para a panela.
-
Junte a couve fatiada ao caldo e deixe cozinhar por 5 minutos. Desligue o fogo, tampe a panela e reserve.
-
Leve o tofu para saltear com os temperos numa frigideira, até ficar bem douradinho.
-
Sirva o caldo verde e finalize com o tofu e um fio de azeite.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
[ad_2]
Fonte: Folha de São Paulo