[ad_1]
É uma espécie de primo da caipirinha. O limão e o gelo permanecem. Sai a cachaça brasileira feita a partir da cana-de-açúcar, e entra uma bebida alcoólica derivada da uva, além de xarope de açúcar, clara de ovo e, para enfeitar, gotas de angostura. Está pronto o pisco sour um dos principais drinques do Peru, cuja base é o pisco, destilado produzido no país.
Segundo o bartender Jhonatan Tito, do Rio Sagrado, hotel da rede Belmond na região de Cusco, para ser considerado pisco a bebida precisa seguir três regras.
A primeira delas é que deve ter origem em uma das quatro das regiões produtoras no Peru. Também precisa derivar de oito tipos de uva, como a moscatel e a Itália, e ter uma concentração de 40% a 45% de álcool.
A partir do pisco, podem ser produzidos outros drinks, como o chilcano —com pisco, suco de limão, amargo de angostura e ginger ale (um tipo de bebida gaseificada de gengibre). Veja a receita a seguir.
Pisco Sour
Ingredientes:
- 3 doses de pisco
- 1 dose de xarope de açúcar
- 1 dose de suco de limão
- clara de ovo (ou uma colher pequena de clara de ovo em pó)
Modo de preparo:
- Coloque gelo na taça.
- Em uma coqueteleira, coloque o pisco, o xarope de açúcar e o suco de limão.
- Agite por cinco segundos. Depois, adicione gelo e agite intensamente por 15 segundos.
- Descarte o gelo da taça antes de colocar o líquido batido, com uma peneira. Ao fim, sobre a espuma, adicione três gotas de amargo de angostura.
A repórter viajou a convite da rede Belmond
[ad_2]
Fonte: Folha de São Paulo