[ad_1]
O livro “Torto Arado” , do escritor brasileiro Itamar Vieira Junior, venceu o prêmio francês Montluc Résistance et Liberté 2024. O título foi traduzido pela editora Zulma e ganhou o nome de “Charrue Tordue”.
O romance foi indicado ao prestigioso prêmio Booker Internacional, que seleciona anualmente os melhores livros estrangeiros traduzidos ao inglês e editados no Reino Unido ou Irlanda. A indicação foi anunciada no mês passado.
A obra, de 2019, também é vencedora dos prêmios Jabuti e Oceanos, um dos mais importantes da literatura lusófona.
O Montluc Résistance et Liberté premia “obras que promovam a análise, a reflexão, a reavaliação dos valores da resistência e da liberdade”. A instituição que o oferece, homônima à premiação, foi criada em 2018 para jogar luz sobre o Memorial Montluc, em Lyon, que foi uma prisão da Gestapo, a polícia secreta da Alemanha Nazista, durante o período em que parte da França foi ocupada por Hitler.
O best-seller do colunista da Folha, que já vendeu mais de 700 mil exemplares desde a publicação no Brasil pela Todavia em 2019, concorre com mais 12 livros escritos em dez idiomas diferentes, incluindo lançamentos do albanês Ismail Kadare e do italiano Domenico Starnone.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS
[ad_2]
Fonte: Uol