[ad_1]
Uma importante forma de ajudar ao próximo ainda esbarra no desconhecimento da sociedade: as doações de imposto de renda a projetos sociais.
Até a última terça-feira, elas estavam em pouco mais de R$ 7 milhões. Segundo estimativas da própria Receita Federal, o total poderia ter ultrapassado R$ 1,3 bilhão, se todos os contribuintes que entregaram até esta data tivessem feito a doação.
Para doar, é necessário escolher o modelo completo da declaração, conferir o valor do imposto devido e confirmar a opção “Doações Diretamente na Declaração”. Em seguida, escolher o fundo que será beneficiado e o valor destinado.
O Especialista em finanças Marlon Glaciano destaca as vantagens da ação para o contribuinte.
“Além de contribuir para o bem-estar social, o contribuinte poderá abater até 6% do imposto devido ou então aumentar a restituição em até 6%”.
Lisa Marini, vice-presidente da Abrace, Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias, fala da importância das doações do imposto de renda para a instituição.
“Para nós, as doações do imposto de renda têm uma importância vital, pois é também através delas que podemos manter as nossas atividades assistenciais em pleno funcionamento. Esses recursos já foram, por exemplo, aplicados no custeio de cestas básicas, na compra de equipamentos, na manutenção da nossa horta orgânica e muito mais.
A declaração deste ano traz novidades em relação às doações, dentre elas a possibilidade de redução de até 7% do Imposto de Renda para doações a projetos desportivos e paradesportivos.
*Com informações da Agência Brasil e produção de Marcela Nogueira
[ad_2]
Fonte: Notícias ao Minuto