[ad_1]
As músicas do cantor e compositor Adoniran Barbosa, encarnado pelo ex-Titãs Paulo Miklos no novo filme “Saudosa Maloca”, tocaram na trilha sonora de várias novelas.
Considerado pai do samba paulista, Adoniran virou figura emblemática para a música brasileira, com contribuições que extrapolam os acordes. Os folhetins da TV aberta ajudaram a perpetuar seu legado, marcando a vida de brasileiros que só o conheceram depois de morto.
Em 1988, por exemplo, as canções “As Mariposas”, “Bom Dia Tristeza” e “Samba Italiano” tocarem em “Vida Nova”, da TV Globo.
Não foi a primeira vez que o sambista cantou em um folhetim. No ano anterior, “Tiro ao Álvaro” foi incluída em “Sassaricando”, também da Globo. A mesma música seria reinterpretada pelo grupo Raça Negra em “O Mapa da Mina” seis anos depois.
A roqueira Pitty reavivou “Tiro ao Álvaro” mais recentemente, em 2013, para a novela “Dona Xepa”, da Record. O grupo Demônios da Garoa cantou “Trem das Onze” na mesma novela.
De volta à Globo, “Samba Italiano” foi entoada também pelos Demônios da Garoa na trilha sonora de “Passione” (2010), que tinha Tony Ramos e Mariana Ximenes no elenco principal.
“Trem das Onze” ganhou uma versão na voz de Zeca Pagodinho em “Amor à Vida”, da Globo, em 2013. Três anos depois, “Tiro ao Álvaro” foi interpretada pelo Exaltasamba em “Haja Coração”, na mesma emissora.
[ad_2]
Fonte: Uol