[ad_1]
Nas primeiras horas do prazo para a entrega da declaração do imposto de renda, mais de 338 mil pessoas já enviaram seus dados à Receita Federal.
A expectativa é que, até o dia 31 de maio, sejam entregues mais de 43 milhões de declarações no país. Somente no estado de São Paulo, são esperadas mais de 13 milhões.
Entre as novidades neste ano está a ferramenta de inteligência artificial chamada “Leo”. A ferramenta criada pela Receita vai responder as principais perguntas dos contribuintes, como por exemplo, se a pessoa está ou não obrigada a declarar este ano.
O supervisor do Imposto de Renda, auditor fiscal Ricardo Ribeiro Jr, falou dessa novidade:
Na declaração do ano passado, muitos contribuintes caíram na malha fina por causa de preenchimento errado de informações de despesas dedutíveis em saúde. O auditor fiscal Cláudio Andrade Ferreira deu exemplos no que o contribuinte deve ficar atento nesse caso.
Também foram estabelecidos novos limites de rendimentos tributáveis e não tributáveis para declaração. Além de outras regras que, segundo a Receita, farão com que cerca de 4 milhões de pessoas sejam desobrigadas a declarar o imposto de renda.
Já a fila da restituição vai seguir as mesmas regras do ano passado. Terão prioridade idosos, deficientes ou portadores de moléstia grave; pessoas que têm como maior fonte de renda o magistério; e contribuintes que usarem a declaração pré-preenchida ou optarem pela restituição pelo pix. A restituição começará a ser paga em 31 de Maio.
A declaração pode ser feita no site gov.br/receita ou por meio do APP Meu Imposto de Renda.
[ad_2]
Fonte: Notícias ao Minuto