[ad_1]
A Folha promoverá um novo ciclo de cinema, em parceria com a SBPSP (Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo) e a Cinemateca Brasileira. De março a dezembro, longas e documentários relacionados à temática racial serão exibidos em sessões gratuitas, seguidas de debates. Os encontros acontecerão mensalmente.
O primeiro filme a ser debatido é o documentário “Bobi Wine: the People’s President”, que conta a história de um cantor pop que fez campanha em 2021 para se tornar presidente de Uganda e concorreu ao Oscar neste ano.
O evento acontece no próximo dia 27, às 19h, na sala Grande Otelo da Cinemateca. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da sessão.
Em cada evento, um psicanalista e um especialista no tema abordado pelo filme discutirão a obra e responderão perguntas da plateia. A primeira mesa será composta por Tayguara Ribeiro, jornalista da Folha com pós-graduação em política e relações internacionais, e Tiago Porto, que é médico e psicanalista. A mediação será feita pela psicanalista Dora Tognolli.
A iniciativa está ligada ao projeto Virgínia Bicudo, da SBPSP, que se dedica a pensar ações afirmativas junto a pessoas negras, indígenas e refugiados, visando a formação de psicanalistas. A socióloga e psicanalista negra Virgínia Leone Bicudo (1910-2003) foi pioneira nos estudos sobre racismo no Brasil.
Já a Folha foi o primeiro veículo de mídia no país a criar uma editoria de diversidade e um programa de treinamento focado em profissionais negros.
Exibição de ‘Bobi Wine: the People’s President’
Quando 27.mar, às 19h
Onde Cinemateca Brasileira (largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana)
Ingressos Disponíveis uma hora antes da sessão
[ad_2]
Fonte: Uol