[ad_1]
Em 2024, data que marca os 100 anos do início da construção do edifício Martinelli, o projeto “M100: Martinelli 100 Anos” trará visitas guiadas gratuitas e eventos culturais no prédio, que está fechado para visitação desde 2017.
O projeto é uma instalação temporária antes do início da reforma completa da concessão pública, com início esperado para o segundo semestre deste ano. Em 2023, o grupo Tokyo venceu a licitação que concede o edifício Martinelli, localizado no centro de São Paulo, para exploração da iniciativa privada.
Durante os dias 14 e 24 de março, o prédio será palco da Design Week, da Feira na Rosenbaum, e da Cidade do Futuro, com feiras e eventos sobre arte, design, arquitetura, inovação e tecnologia. A partir do dia 29 de março, “M100: Martinelli 100 Anos” passa a oferecer visitas guiadas sem custo ao público, mediante a retirada de convites on-line antecipadamente.
Inaugurado em 1929 pelo empresário italiano Giuseppe Martinelli (que construiu sua mansão no topo do prédio), o edifício homônimo foi o primeiro arranha-céu de São Paulo e, até 1947, o mais alto do país.
O prédio já abrigou, um hotel (São Bento), cinema (Cine Rosário), restaurantes, clubes, sindicatos, partidos políticos e até jornais, além de ter sido palco de crimes de grande repercussão na década de 1950. A prefeitura desapropriou e restaurou o imóvel em 1975. Desde a reinauguração, quatro anos depois, ele voltou a abrigar escritórios, órgãos municipais e restaurantes.
Edifício Martinelli
R. São Bento, 405, Centro Histórico, região central, @edificiomartinelli
[ad_2]
Fonte: Uol