[ad_1]
De origem inca e à base de milho, a chincha é uma atração em Bogotá, capital colombiana. Chincha: conheça a bebida alcoólica que chegou a ser proibida na Colômbia
O Globo Repórter desta sexta-feira (23) foi até o bairro de La Candelária, no centro histórico de Bogotá, a capital da Colômbia e conheceu a bebida alcoólica típica da região: a chicha. De origem inca e feita à base de milho, está à venda em diversos lugares, sendo uma atração por sua variedade de cores e sabores.
Na década de 40, a chicha chegou a ser proibida na Colômbia como resultado da intensa campanha de uma cervejaria alemã que se instalava no país. Diziam que a bebida era feita sem higiene, viciava e enchia as prisões.
Hoje em dia sua fabricação é regulamentada por órgãos sanitários, e apenas 20 vendedores ambulantes, como John Jairo, são autorizados a vendê-la na área. Esses vendedores são identificados por um jaleco.
“É a garantia de que a chincha não é de procedência duvidosa”, explica John.
Chincha: conheça a bebida alcoólica que chegou a ser proibida na Colômbia
Reprodução/TV Globo
Rio com cinco cores, banho de lama vulcânico e um dos melhores café do mundo: veja a cultura, as histórias e os sabores da Colômbia
‘Museu da Chincha’
Chincha: conheça a bebida alcoólica que chegou a ser proibida na Colômbia
Reprodução/TV Globo
O Globo Repórter encontrou ainda uma sala pequena, semelhante a um santuário, com um cartaz anunciando o “Museu da Chicha”.
Alfredo Ortiz, é o fundador – e uma espécie de sacerdote da chincha. Para ele, tomar essa bebida é um ritual e também um santo remédio para a alma.
“Quanto mais forte mais medicinal. Um gole debaixo da língua e todo sistema endócrino é acionado. Não ficamos bêbados, só se for de alegria e para agradecer pela vida”, afirma Alfredo.
Chincha: conheça a bebida alcoólica que chegou a ser proibida na Colômbia
Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa abaixo:
Globo Repórter – Colômbia – 23/02/2024
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:
A
[ad_2]
Fonte: G1