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Quatro anos atrás, o mercado de streaming estava em euforia. Novas plataformas surgiam quase todo mês. Respaldados por conglomerados gigantes de mídia e da tecnologia, serviços como Apple TV+, Disney+, HBO Max, Discovery+ e Star+ oferecem acesso a produções originais e catálogos imensos,
por preços razoáveis.
Hoje a situação é diferente. Esses “players” poderosos descobriram que simplesmente não há espaço para todos –ou melhor, o consumidor não tem dinheiro para assinar tantas plataformas ao mesmo tempo.
Começou então um processo de “limpeza”. A Lionsgate+, ligada à produtora americana do mesmo nome, saiu do mercado brasileiro. Seus programas migrarão para a plataforma MGM, que pertence à Amazon. No final do ano passado, foi anunciado que o Disney+ absorveria o Star+, que traz conteúdo para adultos, ainda no primeiro semestre de 2024.
Nos EUA, a HBO Max se transformou Max em meados do ano passado. No Brasil, isso acontecerá em 27 de fevereiro, com a Max incorporando o catálogo do Discovery. A plataforma Discovery+ ainda seguirá operando por um tempo, mas será descontinuada.
Conversei com dois executivos da Warner Bros. Discovery sobre esta nova etapa: J. B. Perrette, CEO e presidente global de Streaming e Games, e Casey Bloys, CEO de conteúdo da HBO e da Max. Os dois admitiram que o lançamento da nova plataforma se deve mesmo à nova realidade do mercado.
“Estamos animados, porque a América Latina é a primeira região fora dos EUA a receber a Max”, disse Perrette. “É um dos maiores e mais completos mercados do mundo. O Brasil ocupa uma posição especial, porque é o único país latino-americano onde existe o Discovery+. Agora o serviço será eventualmente descontinuado, e todo seu catálogo já estará disponível na Max.”
Perrette também garante que a Max investiu muito tempo e dinheiro no aperfeiçoamento tecnológico da plataforma. De fato, a HBO Max ainda deixa a desejar nesse quesito. É comum que um programa seja interrompido de repente, e que, para continuar assistindo, o espectador tenha que sair da plataforma e entrar de novo. E nem sempre dá certo…
O executivo também conta que todos os atuais assinantes da HBO Max serão transferidos automaticamente para a nova plataforma, ou terão que passar por um processo de apenas dois cliques para ter acesso à Max.
Mas porque o nome do novo serviço não inclui HBO, uma marca que desfruta de imenso prestígio e virou sinônimo de programação de qualidade? “HBO será uma das muitas abas disponíveis na Max”, afirmou Bloys. “Lá, o consumidor encontrará toda a programação original da HBO, como séries e filmes originais. Mas os filmes da Warner e da Sony estarão em outra aba, assim como reality shows, esportes, programação infantil e todo o conteúdo do Discovery.”
A chegada da Max ao Brasil não afeta em nada os canais lineares do grupo. Apesar do número de assinantes da TV paga vir caindo ano a ano, HBO, HBO2, Discovery, Discovery Kids e outros continuarão disponíveis.
Com esta nova estratégia, a Max pretende se tornar, a médio prazo, a segunda maior plataforma do país, posição que já ocupa nos Estados Unidos. É uma meta ambiciosa, que depende inclusive do desempenho da economia brasileira. Vamos prestar atenção. O mercado de streaming está passando por uma transformação profunda, e ainda é cedo para arriscar qualquer previsão.
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Fonte: Uol