[ad_1]
Nós, brasileiros, tendemos a achar que churrasco é coisa nossa. Mas é fato que quase toda cultura tem sua modalidade de carne feita na brasa —eu mesmo fiz, para a Copa de 2018, uma matéria sobre o churrasco dos anfitriões russos.
Um dos churrascos internacionais mais bacanas é o coreano. São Paulo tem vários restaurantes dessa especialidade, já que a cidade abriga uma numerosa comunidade de imigrantes e descendentes.
Enquanto o churras brasileiro tem uma sequência que vai do pão de alho à picanha, os coreanos jogam mil comidas de uma só vez sobre a mesa —é o banchan, acompanhamentos de conservas, panquequinhas e outras delícias.
Além disso, a carne chega crua e fatiada à mesa. Cada pessoa prepara o próprio churrasco num fogareiro que fica no centro da mesa.
O que proponho aqui é algo intermediário, uma mistura marota do Brasil com a Coreia. Churrasco à brasileira com tempero coreano, para variar o cardápio de verão.
Há alguns temperos clássicos. Um deles é adocicado, com shoyu e purê de pera, usado para a carne de boi. Para aves e porco, combina perfeitamente o tempero picante.
A receita da vez é uma marinada apimentada para temperar frango, costelinha, pancetta e até frutos do mar. Eu usei nas coxinhas da asa.
A base do tempero é um negócio chamado gochujang: uma pasta vermelha, feita com missô, pó de pimenta e outros paranauês. Quase toda mercearia oriental tem e também dá para comprar online.
De qualquer modo, dá para improvisar misturando ingredientes menos específicos.
Não se assuste: é um tempero picante e vermelhão, que arde, mas não machuca. É, sobretudo, muito saboroso (o missô o torna algo especial).
Aí você assa sua carninha do jeito que achar melhor. O tempero serve também para receitas de forno, air fryer ou mesmo na frigideira. E serve o churrasco coreano-brasileiro com kimchi, farofa, soju, caipirinha, o que der na telha.
Tempero coreano para churrasco
Rendimento: 500 g de frango ou porco
Dificuldade: fácil
Ingredientes
Para a pasta de pimenta
- 50 g de missô
- 1 dente de alho triturado
- 1 colher (chá) de pimenta caiena
- 2 colheres (sopa) de páprica picante ou doce
- 2 colheres (sopa) de mel ou xarope de glucose
Para a marinada
- 2 colheres (sopa) de gochujang ou pasta caseira de pimenta
- 1 colher (sopa) de alho triturado
- 50 ml de shoyu
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 colher (chá) de óleo de gergelim
- Pimenta-do-reino e cebolinha verde a gosto
Modo de fazer
- Se for fazer a pasta de pimenta, misture os ingredientes até obter um creme liso e homogêneo. Guarde na geladeira até o dia seguinte
- Misture os ingredientes e distribua o tempero sobre a carne de sua preferência
- Antes de grelhar, deixe pegar gosto por pelo menos duas horas
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
[ad_2]
Fonte: Folha de São Paulo