[ad_1]
Prima cítrica das tortas de creme de coco e chocolate, esta versão é recheada com um creme de limão macio e cremoso —digna de impressionar família e amigos no fim de semana.
Para a crosta, biscoitos de gengibre finos e crocantes são usados na América do Norte. Mas eles também podem ser substituídos por bolachas de água e sal. Veja receita abaixo.
Torta de limão com mel e chantili
Rendimento: 8 porções
Tempo total: 1h40 e 4h para firmar
Ingredientes
Para a crosta:
- 170 g de biscoitos de água e sal
- 57 g de manteiga sem sal, derretida e em temperatura ambiente
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 gema de ovo grande
- Pitada de sal
Para o recheio:
- 150 g de açúcar
- 1 pedaço de gengibre fresco de 7,5 cm, descascado e cortado em fatias finas (opcional)
- Raspas de 2 limões, retiradas em tiras com um descascador de legumes
- Pitada generosa de sal
- 28 g de amido de milho (ou 1/4 de xícara)
- 6 gemas de ovo grandes
- 400 ml de creme de leite fresco
- 80 ml de mel
- 157 ml de suco de limão fresco (de cerca de 3 limões grandes)
- 2 colheres de chá de extrato de baunilha
Para a cobertura:
- 1 limão pequeno, cortado em 7 ou 8 rodelas muito finas, com as pontas descartadas e as sementes removidas
- Mel para regar
- 180 ml de creme de leite fresco gelado
- 120 g de crème fraîche gelado ou nata
Modo de preparo
- Coloque uma grade de forno na posição central e aqueça-o a 180 °C
- Faça a crosta: em um processador de alimentos, pulse os biscoitos até obter migalhas finas (não processe demais para que a mistura da crosta não fique muito úmida). Transfira as migalhas para uma tigela média e adicione a manteiga, o açúcar, a gema e o sal. Mexa com um garfo para combinar, depois mexa mistura entre as mãos até que fique com a aparência e a textura de areia úmida
- Transfira um pouco menos da metade da mistura para uma forma de torta de 23 cm e pressione para criar um anel uniforme ao longo da borda. Use uma xícara com lados retos para pressionar a mistura firmemente. Espalhe o restante das migalhas pelo fundo da forma e nivele em uma camada uniforme, sem deixar espaços vazios. Coloque a massa no forno e asse até que a crosta fique perfumada e a borda externa escureça, de 13 a 15 minutos, depois reserve para esfriar.
- Faça o recheio: coloque uma peneira fina de metal sobre uma tigela grande resistente ao calor e reserve. Acrescente o açúcar, o gengibre, as raspas de limão e o sal em uma panela média e misture com as pontas dos dedos o gengibre e as raspas, até que o resultado pareça areia úmida. Adicione o amido de milho e, depois de misturar, adicione as gemas, misturando até que fiquem homogêneas. Depois, bata a mistura com mais vigor, garantindo que fique açúcar acumulado nas laterais. Continue a bater até a mistura engrossar, cerca de 30 segundos, depois adicione o creme de leite, seguido pelo mel e pelo suco de limão. Misture até o fundo da panela para dissolver toda a mistura de açúcar. Em seguida, coloque a panela em fogo médio e cozinhe, mexendo constantemente, até que a mistura deixe marcas quando a colher passar e forme grandes bolhas na superfície quando você parar de mexer por alguns segundos —esse processo dura cerca de três minutos. Remova, então, a panela do fogo. Despeje a mistura na peneira sobre a tigela e use uma espátula para pressionar, removendo qualquer sólido.
- Misture a baunilha nessa mistura ainda quente, depois coloque-a na crosta resfriada e nivele a superfície. Pressione um pedaço de filme plástico diretamente sobre a superfície e leve a torta à geladeira. Deixe esfriar até ficar fria e firme, pelo menos 4 horas.
- Prepare as coberturas: aqueça o forno a 350 °C. Disponha as rodelas de limão em uma assadeira forrada de papel-manteiga, espaçando-as uniformemente. Regue um pouco de mel sobre cada fatia e use o dedo para espalhá-lo uniformemente. Asse as fatias até dourá-las e caramelizá-las em alguns pontos, durante 25 minutos. Reserve a assadeira e deixe as fatias esfriarem completamente. Em uma tigela grande, misture o creme de leite e a nata e bata, começando devagar e aumentando a intensidade à medida que a mistura engrossa, até obter um chantili leve e volumoso que forma picos médios.
- Retire a torta da geladeira e remova a cobertura. Espalhe o chantili sobre a superfície em uma camada uniforme. Arrume as fatias de limão por cima e regue a superfície com mais mel.
Dica
A torta pode ser mantida na geladeira por vários dias, mas é melhor servir dentro de 24 horas, enquanto a crosta ainda está crocante (com o tempo, ela ficará mais macia)
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS
[ad_2]
Fonte: Folha de São Paulo