[ad_1]
Chega o Réveillon e, com ele, aquela obrigação social de ficar acordado para ver a virada do ano.
Para os que não têm hábitos tão noturnos, combinar os coquetéis festivos com um cafezinho pode ser uma boa opção.
Por isso, o Café na Prensa ouviu especialistas, que recomendaram diferentes receitas de drinks com café. Assim, dá para se manter acordado e animado durante toda a madrugada na virada do ano.
Segundo o barista Daniel Munari, campeão brasileiro do Coffee in Good Spirits, competição que elege o melhor profissional no preparo de drinks cafeinados, é preciso conhecer o café antes de preparar o coquetel. Afinal, há cafés mais amargos, mais adocicados, mais frutados etc.
“É importante entender e considerar o café, suas notas sensoriais e a intensidade dele. Depois, é uma questão de equilibrar essas características com outras bebidas e outros insumos”, diz.
Para quem ainda não tem tanta habilidade com coquetelaria, ele recomenda um irish coffee, clássico preparo que leva uísque.
Já a barista Mari Mesquita dá uma receita muito refrescante que vai bem durante todo o verão. Além de café, o coquetel, brasileiríssimo, leva cachaça, caldo de cana e limão.
Sem mais, vamos às receitas.
Irish Coffee
Por Daniel Munari
Para esse drink, você precisará de um bom café, uísque, açúcar e creme de leite (ou chantily)
30 ml de uísque
20 ml de xarope de açúcar
80 ml de café
Misturar tudo e completar com creme de leite batido até ficar cremoso, ou com chantily.
Café, cachaça e cana
Por Mari Mesquita
40 ml de cachaça envelhecida (de preferência em carvalho, mas pode ser amburana ou bálsamo também)
25 ml de caldo de cana da feira mais próxima da sua casa
25 ml de limão (galego, capeta ou tahiti)
50 ml de café cold brew (se não tiver um cold brew, ou seja, um café extraído a frio por várias horas, você pode usar um espresso de aproximadamente 40 ml)
Misture a cachaça, o caldo de cana e o limão em um copo alto com bastante gelo. Depois é so acrescentar o cold brew (ou espresso) por cima.
Espresso martini fácil
1 dose de café espresso
1 dose de vodka
1 dose de licor de café
Gelo
Receita clássica e fácil de fazer, usa três proporções iguais de espresso, vodka e licor. Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira com bastante gelo e sirva em uma taça martini. Use alguns grãos de café sobre o drink para decorar.
Dica: se quiser suavizar o sabor do café e fazer uma versão com cara de cappuccino, substitua o licor de café por Baileys.
Acompanhe o Café na Prensa também pelo Instagram @davidmclucena e pelo Twitter @davidlucena
Qual assunto você gostaria de ver aqui no blog? Envie sugestões para [email protected]
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
[ad_2]
Fonte: Folha de São Paulo