[ad_1]
Reuters
–
Os Estados Unidos impuseram restrições de entrada a mais nigerianos por minar o processo democrático durante o ciclo eleitoral de 2023 da nação africana, disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, na segunda-feira.
“Estes indivíduos estiveram envolvidos na intimidação de eleitores através de ameaças e violência física, manipulação dos resultados eleitorais e outras atividades que prejudicam o processo democrático da Nigéria”, disse Blinken num comunicado. declaração.
Detalhes adicionais não foram fornecidos.
A ação é a mais recente de uma série de restrições de visto impostas a cidadãos nigerianos nos últimos anos.
O tribunal eleitoral da Nigéria deveria começar este mês a ouvir petições da oposição desafiando a vitória do presidente eleito Bola Tinubu na disputada votação presidencial de fevereiro, mostraram os registros do tribunal.
Tinubudo partido governista Congresso Todos os Progressistas, derrotou seus rivais mais próximos, Atiku Abubakar, do Partido Democrático Popular, e Peter Obi, do Partido Trabalhista, que alegaram fraude e lançaram uma contestação judicial.
Atiku e Obi querem que o tribunal invalide a vitória de Tinubu, argumentando que a votação foi repleta de irregularidades, entre outras críticas. Tinubu, que tomará posse em 29 de maio, diz que venceu de forma justa e deseja que as petições sejam rejeitadas.
Houve numerosos desafios legais ao resultado das anteriores eleições presidenciais nigerianas, mas nenhum foi bem sucedido.
[ad_2]
Fonte: CNN