[ad_1]
CNN
–
Um acidente de ônibus no estado mexicano de Oaxaca matou 16 pessoas na sexta-feira, segundo as autoridades locais, que afirmam que a maioria dos passageiros eram migrantes.
Três crianças e duas mulheres estão entre as vítimas, todas provenientes da Venezuela e do Haiti, disse o procurador-geral do estado de Oaxaca. Pelo menos 27 pessoas ficaram feridas e foram transportadas para hospitais próximos.
Fotos postadas pelas autoridades no Facebook mostram o grande ônibus capotado e gravemente danificado em uma curva da rodovia montanhosa Oaxaca-Cuacnopalan.
As autoridades estão investigando a causa do acidente, ocorrido às 5h, horário local (7h ET). O gabinete do procurador-geral do estado de Oaxaca disse inicialmente que 18 pessoas morreram no acidente, depois revisou a contagem na noite de sexta-feira.

A tragédia segue-se à morte de pelo menos 10 migrantes cubanos, incluindo uma criança, no domingo, quando o camião em que viajavam também capotou no sul do México, segundo as autoridades locais.
A Venezuela e o Haiti são fontes de um grande número de migrantes que viajam para o Norte, fugindo da insegurança e da crise económica no seu país.
As autoridades americanas e mexicanas têm tido dificuldade em responder às chegadas, com Washington a exercer pressão crescente sobre a Cidade do México para que assuma mais responsabilidade pelas pessoas que atravessam o seu território.
A escassez de alimentos e o acesso limitado aos cuidados de saúde expulsaram mais de 7,7 milhões de pessoas só da Venezuela – uma escala de deslocamento que ultrapassa a Ucrânia, onde há uma guerra activa.
Na quinta-feira, altos funcionários do governo Biden disseram que os EUA iriam reiniciar a deportação de venezuelanos diretamente para a Venezuela, numa tentativa de conter o influxo recorde, marcando uma grande mudança na política.
Entretanto, o Haiti aguarda uma nova missão multinacional para ajudar a trazer ordem ao país, actualmente assolado pela violência desenfreada de gangues, raptos e insegurança alimentar.
[ad_2]
Fonte: CNN