Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Eita Gota
    • Home
    • Brasil
    • Economia
    • Esportes
    • Mundo
    • Política
    • Ver Mais
      • Nordeste
    • Alimentação e Saúde
    Eita Gota
    Lar»Mundo»O CEO da Aspen Pharmacare, Stephen Saad, sobre o futuro da medicina em África
    Mundo

    O CEO da Aspen Pharmacare, Stephen Saad, sobre o futuro da medicina em África

    Eita GotaPor Eita Gotadezembro 20, 2023
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest E-mail

    [ad_1]


    Londres
    CNN
    –

    Quando África precisa de medicamentos, muitas vezes o continente tem de procurar o estrangeiro.

    As nações africanas consomem cerca de 25% das vacinas produzidas globalmente, mas importam quase 99% do seu fornecimento, de acordo com a Agência de Desenvolvimento da União Africana. No caso dos medicamentos embalados, apenas 36% da procura é produzida localmente e apenas 3% é abastecida pelo comércio regional, de acordo com o Fórum Económico Mundial.

    Dos cerca de 600 fabricantes de medicamentos embalados que operam no continente, a Aspen Pharmacare da África do Sul é um dos maiores, com mais de 9.000 funcionários em mais de 50 países. O CEO Stephen Saad discutiu o futuro do sector farmacêutico em África e as lições que a Aspen Pharmacare aprendeu com a pandemia de Covid-19, com Eleni Giokos da CNN.

    A entrevista a seguir foi editada para maior extensão e clareza.

    Durante a pandemia, vimos em destaque as desigualdades que existem no continente no sector farmacêutico. Aspen tem tido uma presença comercial muito forte em toda a África e agora está a subir na cadeia de valor. Certamente a Covid catalisou muito trabalho que você está fazendo. Diga-me o que você está fazendo.

    Saad: Você mencionou desigualdades. [Covid] realmente despertou a atenção do mundo para dizer: ‘Ei, isso não parece certo.’ Estávamos muito orgulhosos de poder entregar vacinas ao continente nas quantidades que entregamos, mas a realidade da Covid foi que África não foi vacinada. Mas o que aprendemos – quer se trate da SIDA ou da tuberculose multirresistente – é que temos de ser fortes a nível regional. Nós realmente dobramos a aposta e, em vez de dizer: ‘Olha, perdemos os volumes de vacinas contra a Covid e por isso estamos fechando’, na verdade colocamos [in] ainda mais capacidade. Estamos comprometidos com a vacina “uma pessoa, uma” em África e estamos a trabalhar arduamente nesse processo.

    Se eu tivesse que lhe pedir para descrever como é o sector farmacêutico neste momento em África, qual seria a sua resposta?

    A resposta é simples. Quando a Covid chegou e África precisou de vacinas, mais de 90% das vacinas foram fornecidas pela Índia – e isso não foi bom. No final das contas, não se pode pedir a políticos de outros países que forneçam alguém antes deles. Não creio que alguém queira que os africanos sofram, mas a realidade é que quando as fronteiras fecham, seja na Europa ou na Índia, eles cuidam primeiro da sua própria população. Se não fosse Aspen, não haveria vacinas fabricadas em África para o continente.

    Há muito dinheiro investido nisso agora, há muito investimento, há muitas iniciativas – muitas delas lideradas pelo governo. Nós, por conta própria, decidimos que queremos ser uma fonte não apenas de vacinas, mas de produtos biológicos – gostaríamos realmente de ajudar na oncologia e no diabetes. Temos muitas coisas que gostaríamos de fazer em todo o continente para garantir o acesso, porque há muitas doenças que são mal atendidas.

    A Organização Mundial do Comércio fez muito na frente política para África. Esperamos que a Zona de Comércio Livre Continental facilite muito o comércio transfronteiriço no espaço farmacêutico. Que desafios você enfrenta?

    Existem inúmeros desafios. Temos instalações em Accra [Ghana]Dar-es-Salaam [Tanzania]Nairóbi [Kenya] … Nem sempre é fácil conseguir a aprovação dos registos. Você decide não colocar medicamentos no Quênia, por exemplo, por causa do custo do registro e do tempo necessário. Ao passo que, se já estivesse registado, estaríamos exportando produtos manufaturados para um desses territórios.

    Não é tanto uma questão tarifária ou comercial, é realmente uma questão regulatória, onde o seu medicamento é obrigado a ser registrado em um país específico de uma forma específica. Por exemplo, você pode registrar um produto em toda a Europa [via] um órgão regulador central. Penso que isso é algo que África também deveria considerar.

    Mesmo que você diga que está indo bem, você ainda precisa ganhar dinheiro. Como você equilibra todos esses fatores?

    Existe isso [misconception] que para você fornecer com custo acessível significa que não é muito lucrativo. Muito se trata de economias de escala. Lembro-me de quando tomamos ARVs [antiretrovirals, used to treat HIV] e estávamos tentando desesperadamente reduzir o preço em quase 90%. Conseguimos preços fantásticos de todos, mas ainda assim tivemos prejuízo. A decisão que tomamos foi: vamos em frente. Na pior das hipóteses, teríamos um projeto de investimento social bastante caro, mas garantimos que, com volumes maiores, seríamos capazes de reduzir os preços. Foi isso que aconteceu: os volumes chegaram, os preços, as tecnologias, e ficou acessível. Então, às vezes você só precisa entrar e fazer isso. Não posso dizer que se trata de uma ciência exata, mas acredito que há um equilíbrio a ser alcançado.

    Acho que o mundo reconhece que há pessoas que podem pagar e há pessoas que não podem pagar. Negar pessoas que não podem pagar simplesmente porque não têm dinheiro não é um modelo sustentável.

    [ad_2]

    Fonte: CNN

    África álamo tremedor alertas domésticos alertas internacionais América do Norte as Americas Aspen CEO Colorado continentes e regiões controle de doenças transmissíveis economia e comércio Estados Unidos futuro iab-indústria farmacêutica iab-negócios e finanças iab-saúde médica indústria farmacêutica indústrias iab medicamentos iab-farmacêuticos medicina negócios notícias nacionais-internacionais Pharmacare produtos farmacêuticos produtos farmacêuticos e medicamentos prescritos questões de saúde de segurança de marca-NSF Saad saúde doméstica e ciência saúde e medicina saúde internacional e ciência saúde pública sensível à segurança da marca NSF setores empresariais e industriais sobre Stephen sudoeste dos estados unidos vacinação e imunização vacinas iab
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorComo e quanto custa assistir aos fogos de Réveillon em Balneário Camboriú a bordo de uma embarcação
    Próximo artigo Portadores de doenças crônicas, raras e genéticas passam a ter prioridade em atendimento na PB

    Postagens relacionadas

    Processos envolvendo Fies triplicaram de 2022 para 2023: ‘minha mãe vendeu uma casa de R$ 350 mil para eu cursar medicina’ | Educação

    agosto 15, 2024

    5 questões sobre Olimpíada que caíram no vestibular: com reloginho na tela, tente acertar todas a tempo

    agosto 7, 2024

    ‘Paraíso desconhecido e intocado do Pantanal’: descubra curiosidades sobre a Serra do Amolar | Globo Repórter

    agosto 3, 2024

    BOI/CEPEA: Mercado encerra julho com negócios estáveis

    julho 31, 2024

    Ator Dan Stulbach revela cafés preferidos dos EUA à Europa – 26/07/2024 – Café na Prensa

    julho 26, 2024

    Café levou Brasil às Olimpíadas de 1932, em Los Angeles – 25/07/2024 – Café na Prensa

    julho 25, 2024
    Últimas Notícias

    Eleições 2024 em Macaé (RJ): veja os candidatos a prefeito e a vereador

    agosto 17, 2024

    Fies: CGU aplica primeira pena a instituição de ensino envolvida em esquema de fraude

    agosto 15, 2024

    Processos envolvendo Fies triplicaram de 2022 para 2023: ‘minha mãe vendeu uma casa de R$ 350 mil para eu cursar medicina’ | Educação

    agosto 15, 2024

    VÍDEO: Conheça o maior circuito de tirolesas da América Latina que chega a 400m de altura e até 120 km/h no ES | Norte e Noroeste – ES

    agosto 15, 2024
    Eita Gota

    Eita Gota é um Portal de Notícias com conteúdo diferenciado para os mais variados públicos. Qualidade da informação e notícias populares. Conta com Classificados e um Guia Comercial cheio de recursos.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2025 Eita Gota | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.