[ad_1]
A intenção de consumo das famílias caiu pela primeira vez nos últimos dois anos. O índice apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio registrou uma redução de 0,7% em dezembro.
Segundo a CNC, o índice já vinha desacelerando nos meses anteriores e esse é o primeiro resultado negativo desde dezembro de 2021. Mesmo com a queda, o índice permaneceu na zona de satisfação, com 105,2 pontos.
Na variação anual, o índice teve crescimento de 15,3%, uma redução em relação à taxa de novembro, que foi de 17,9%.
De acordo com o economista-chefe da CNC, Felipe Tavares, a maior queda na intenção de consumo em dezembro ocorreu entre os consumidores que ganham de zero a dez salários mínimos.
Ainda de acordo com a pesquisa da CNC, houve recuo em dezembro em todos os subindicadores analisados, como emprego atual, renda atual, perspectiva profissional e acesso ao crédito, o que sinaliza maior cautela dos consumidores na reta final do ano.
Ainda assim, a expectativa para o Natal é otimista. A previsão da Confederação é que o varejo movimente quase R$ 70 bilhões neste mês, 5,6% a mais que no ano passado e o maior crescimento em quatro anos.
[ad_2]
Fonte: Notícias ao Minuto