[ad_1]
O rango da semana é uma sobremesa natalina cheia de brasilidade e ziriguidum.
Criei esta receita para aproveitar o panetone excedente. Chega o fim de ano e, com ele, surge do nada um toró de panetones: da cesta de Natal da firma, do cliente legalzão, da tia que veio do interior.
Aí você fica com mais panetone do que consegue comer. Ele resseca. Panetone duro é perfeito para fazer rabanadas
Isso dito, você também pode utilizar pão comum, desde que não seja muito salgado. Eu fiz a minha com pandoro, que é basicamente o panetone sem as frutas cristalizadas (não sou muito fã delas, não).
É rabanada, mas não é frita. Sempre que possível, gosto de adaptar para o forno receitas fritas por imersão. Por praticidade e para não fazer sujeira.
O princípio é o mesmo da rabanada normal: você encharca o pão (ou panetone) com uma mistura de leite, ovos e açúcar. Mentira: pus também vinho do porto e cachaça. O álcool some quase todo, mas sinta-se à vontade para omiti-lo.
Depois de assada, ela fica cremosa, com consistência de pudim. Como a minha rabanada é enformada numa assadeira, talvez possa ser chamada de pudim de pão. Ou seria pavê? Tanto faz o nome: vai na fé, que o doce é gostoso.
Assada a rabanada, você pode comê-la apenas com um pouco de açúcar polvilhado. Mas eu decidi incrementar a receita, pois, afinal, é uma sobremesa festiva.
Por cima da rabanada assada, mandei a simpática duplinha queijo e goiabada –ou romeu e julieta. Porque implico com o cardápio natalino que só usa ingredientes estrangeiros ou metidos a gringos, como nozes e cerejas.
E também porque fica bom demais.
A goiabada você compra pronta, do tipo cremoso. A cobertura branca leva cream cheese ou requeijão, açúcar e um pouco de leite para rarefazer.
A rabanada de forno fica melhor se feita no dia anterior e guardada na geladeira. Sei que a cozinha fica uma loucura nos dias que antecedem o Natal, mas vale a pena tentar.
É isso aí. Feliz Natal, pessoal!
RABANADA DE FORNO COM QUEIJO E GOIABADA
Dificuldade: fácil
Rendimento: 8 porções
Ingredientes da rabanada
250 g de panetone ou pão adormecido, aproximadamente
500 ml de leite
2 ovos
2 colheres (sopa) de açúcar
50 ml de vinho do porto
50 ml de cachaça
Ingredientes das coberturas
100 g de cream cheese ou requeijão
50 ml de leite
2 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de goiabada cremosa
Modo de fazer
-
Aqueça o forno a 180 ºC.
-
Corte o panetone ou o pão em cubos com 4 cm de lado. Preencha um refratário com esses cubos, sem sobrepor nem deixar espaço entre os pedaços.
-
Misture o leite, os ovos, o açúcar, o vinho e a cachaça. Despeje no refratário até cobrir o panetone.
-
Asse por 45 minutos. Espere esfriar.
-
Faça a cobertura: com um batedor de claras, misture bem o queijo, o leite e o açúcar. Espalhe essa mistura sobre a rabanada e, por cima dela, distribua a goiabada cremosa.
-
Deixe na geladeira por até 1 dia antes de servir.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
[ad_2]
Fonte: Folha de São Paulo