[ad_1]
CNN
–
Coco Gauff continuou sua série de vitórias enfáticas no Aberto dos Estados Unidos na terça-feira, ultrapassando Jelena Ostapenko em dois sets.
A número 6 do mundo não perdeu um jogo no set de abertura antes de obter uma vitória convincente por 6-0 e 6-2 para garantir sua primeira vaga na semifinal no Aberto dos Estados Unidos.
Com muitas das primeiras cabeças-de-chave do sorteio feminino já eliminadas, Gauff continua sendo uma das poucas favoritas que ainda restam.
Gauff, de 19 anos, enfrentará agora Sorana Cîrstea ou Karolína Muchová, vice-campeã do Aberto da França deste ano, na próxima rodada.
“Estou muito feliz”, disse Gauff em sua entrevista na quadra após a vitória. “No ano passado perdi nas quartas de final. Estou feliz e pronto para voltar a trabalhar no próximo.”
O americano enfrentou um desafio complicado contra o ressurgente Ostapenko depois que o letão derrotou o atual campeão Iga Świątek na rodada anterior.
Mas, jogando diante de uma torcida local, Gauff não mostrou sinais de nervosismo ao dominar o adversário e vencer o primeiro set em apenas 20 minutos.
Ostapenko, que venceu o Aberto da França em 2017, saiu no segundo set com muito mais agressividade, vencendo dois jogos para evitar uma calha total.
No final, porém, a frustrada letã não foi páreo para Gauff, pois foi punida por cometer erros consistentes.
Embora o resultado pareça enfático no papel, Gauff ainda foi obrigada a trabalhar pela vitória.
Ostapenko salvou dois match points enquanto Gauff tentava encerrar o empate, mas a americana finalmente conseguiu garantir a vitória com um forehand preciso para selar sua décima vitória consecutiva.
“Honestamente, não me senti nada confortável durante a partida – mesmo nos match points”, acrescentou Gauff.
“Eu conheço o jogo [Ostapenko] tocam. Ela tem a capacidade de se recuperar independentemente do placar, então eu estava apenas tentando marcar todos os pontos, colocar todas as bolas.
“É muito difícil contra ela porque você não pode ser agressivo, então eu estava tentando o meu melhor para ser agressivo quando podia, e na maioria das vezes eu estava apenas tentando passar a bola fundo. Ela é uma jogadora difícil e fez um ótimo torneio.”
Com a vitória, Gauff se torna o primeiro adolescente americano a chegar às semifinais do Aberto dos Estados Unidos desde Serena Williams em 2001.
É também apenas a segunda vez na carreira de Gauff que ela chega à fase semifinal de um grand slam – a última no Aberto da França em 2022, onde acabou perdendo na final para Świątek.
Depois de triunfar sobre Świątek na rodada anterior, Ostapenko não ficou satisfeita com o tempo de descanso que lhe foi concedido entre a vitória impressionante e a partida contra Gauff.
“Quero dizer, se eu jogar uma partida, tipo, uma sessão noturna, então suponho que, em um dia, terei que jogar pelo menos no mesmo horário ou mais tarde, porque você não tem muito tempo para se recuperar. ”, disse Ostapenko aos repórteres após sua derrota. “Acho que o horário foi melhor para ela porque, obviamente, ela jogou muito mais cedo no dia em que joguei na sessão noturna.”
A jovem de 26 anos acrescentou que tinha certeza de que enfrentaria Gauff no treino noturno.
“Acontece que, quando perguntei no dia anterior, eu tinha quase certeza que tocaria à noite porque foi o que me disseram. Quando a programação saiu, vi que estava jogando a primeira partida e pensei, ‘Uau, que programação um pouco estranha’”, acrescentou Ostapenko.
“Sim, quando vi a programação fiquei um pouco surpreso, não de um jeito muito bom.”
A CNN entrou em contato com a Associação de Tênis dos EUA sobre os comentários de Ostapenko, mas não recebeu resposta até o momento da publicação.
Gauff agora tem uma grande oportunidade em Flushing Meadows.
A ação de segunda-feira viu Świątek, a cabeça de chave nº 1, Jessica Pegula, a cabeça de chave nº 3, e Ons Jabeur, a cabeça de chave nº 5, todos saírem do torneio, deixando Gauff e a cabeça de chave nº 2 Aryna Sabalenka como as duas maiores sementes restantes. deixado no sorteio feminino.
E com algumas vitórias convincentes já em Nova York, Gauff tem, sem dúvida, sua melhor chance de ganhar seu primeiro título de Grand Slam.
A cabeça-de-chave restante no sorteio, Sabalenka, enfrentará a estrela chinesa em ascensão Zheng Qinwen – que está desfrutando de uma melhor campanha da carreira em um Grand Slam depois de derrotar confortavelmente o finalista do ano passado, Jabeur, em dois sets nas oitavas de final – nas quartas de final. .
A saída antecipada de Świątek significa que Sabalenka se tornará a nova número 1 do mundo na segunda-feira, a primeira vez em sua carreira que ela ocupa o primeiro lugar no ranking, com sua ascensão ocorrendo após um ano notável em que conquistou três títulos, incluindo seu primeiro Grand Slam no Aberto da Austrália.
Sabalenka diz que atualmente “joga um ótimo tênis”, mas sabe que “sempre há coisas para melhorar”, pois antecipa uma partida complicada contra Zheng.
“Treinamos com ela algumas vezes”, disse ela aos repórteres após a vitória de segunda-feira sobre Daria Kasatkina. “Ela está jogando um tênis muito bom. [Her] o forehand é muito pesado, eu diria o backhand também. Servindo bem. Movendo-se bem.
“É como se ela não tivesse nada a perder, então ela está jogando o seu melhor. Ela jogou um ótimo tênis contra Ons – não assisti suas partidas anteriores, mas, sim, ela está jogando um ótimo tênis agora.
“O mais complicado é que ela está se movimentando bem, fazendo alguns golpes pesados. Tenho que estar preparado física e mentalmente para que haja alguns vencedores contra mim nessa partida.
“Eu só tenho que me concentrar mais em mim do que nela. Sei que se levar meu tênis para lá, terei uma chance de vencer esta partida.”
[ad_2]
Fonte: CNN